Voltar ao topo
(PREVPAP) - Aviso de Abertura
Está aberto o procedimento concursal comum, destinado ao preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho para as funções correspondentes à categoria de Técnico Superior, do Agrupamento de Escolas da Damaia, na modalidade jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).
Mais se torna público que serão divulgados, por aditamento de novos anexos, neste mesmo sítio, todos os documentos relativos a este concurso.
Anexos:
Ata nº 1
Anexo 1- Grelha de avaliação curricular
Anexo 2- Aviso de abertura
Anexo 3 Lista de candidatos admitidos/não admitidos.
Anexo 4 Lista de Classificação final.
Anexo 5 Lista unitária de ordenação final.
Anexo 6 Formulário: Exercício de Direito de Participação dos Interessados
Anexo 7 Lista de Ordenação Final Homologada.
Esperamos que se encontrem todos bem!
Segunda-feira iniciaremos as sessões síncronas (sessões em que os alunos estão em simultâneo com os professores). Relembramos que a participação nestas sessões não obriga a que os professores e os alunos estejam com a câmara ativa. Esta é uma decisão de cada um.
Deixamos aqui alguns pedidos e informações:
Aos Pais e Encarregados de Educação:
- A todos os que ainda não apresentaram a autorização para as sessões síncronas, pedimos que o façam. O formulário ficará disponível até ao final do dia de sábado. Relembramos que os alunos sem autorização ficarão sem acesso às sessões síncronas. Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular.
- Que ajudem os vossos educandos a serem assíduos e pontuais a estas sessões;
- Solicitamos que não interfiram nas sessões síncronas, pois essas sessões são destinadas apenas a professores e alunos. Interferir nestas será pôr em causa o bom funcionamento da sessão. As sessões têm duração máxima de 30 min, pelo que é fundamental respeitar estes tempos. Qualquer questão que queira esclarecer com os professores deverá ser feita através dos mecanismos criados para esse fim, nomeadamente através de email para o Educador/Professor Titular/Diretor de Turma;
- O respeito por estas regras é fundamental, sendo que o incumprimento do estipulado no ponto anterior, poderá levar à suspensão da sessão e, no limite, ao impedimento do aluno continuar a frequentar as aulas;
Aos alunos:
- Os alunos deverão ser assíduos e pontuais;
- Os microfones dos alunos devem estar sempre desligados, exceto quando o professor pede a intervenção de um aluno ou quando surge uma dúvida;
- Durante as sessões síncronas, deverão respeitar colegas e professores;
- Cumprir as tarefas atribuídas para as sessões assíncronas;
- Relembrar que o Regulamento Interno e o Estatuto do Aluno continuam a vigorar;
Aos Professores:
- Pedimos pontualidade no início das sessões;
- Não exceder o limite máximo de tempo das sessões síncronas. O encadeamento entre as diferentes disciplinas e grupos da turma, estará comprometido se não se cumprir esta premissa;
- Pede-se que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos/aprendizagens trabalhados e, quando um dos alunos não conseguir aceder às sessões síncronas, assegurar que o aluno acederá por outra via aos referidos conteúdos.
Horário do Pré-Escolar e 1º Ciclo
Horários do 2º Ciclo (5º e 6º) (Alterações de 30/04/2020)
Horários do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º) (Alterações de 30/04/2020)
Hangouts Meet
INFORMAÇÃO 3º PERÍODO – EMAIL E CLASSROOM
Na sequência das informações anteriores, vimos informar de forma mais detalhada alguns assuntos que irão permitir os nossos alunos poderem desenvolver de forma segura o acesso ao Ensino à Distância (E@D).
Assim e antes de mais solicitamos a todos os pais e encarregados de educação que preencham o formulário no qual autorizam ou não a participação dos seus educandos nas sessões síncronas com vídeo e som. Informamos que nestas sessões cabe a cada interveniente decidir se mantém a câmara ligada ou desligada. O formulário estará disponível até ao dia 24/04/2020.
AUTORIZAÇÃO SESSÕES SÍNCRONAS
Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular
Como informado anteriormente, o Agrupamento, no âmbito da implementação do E@D, criou dentro do seu domínio (@aedamaia.pt) um endereço de email que permitirá que cada aluno possa aceder às sessões síncronas bem como à Classroom (sala virtual na qual os docentes e alunos partilham documentos, fichas, explicações, etc). O serviço de email funciona com recurso aos serviços da Google, pelo que aceder a este email é como aceder ao GMAIL, sendo a única diferença a necessidade de colocar sempre todo o endereço de email (ex: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. substituir os 0,zeros, pelo número de processo do aluno). Como palavra passe devem inserir o nº de identificação do aluno (Cartão do Cidadão, Autorização de Residência, Passaporte) no qual todas as letras são maiúsculas. No primeiro acesso terão obrigatoriamente de alterar a password.
Neste sentido, no dia 20 de abril existirá a primeira sessão síncrona entre os alunos e o respetivo educador/titular de turma/diretor de turma. A sessão acontecerá às 10h, sendo que é neste endereço de email que receberão o convite para a mesma. É usada para o efeito a aplicação HANGOUTS MEET (GOOGLE REUNIÃO), cujas instruções de uso estão no documento com o nome da aplicação. Esta aplicação funciona em qualquer janela do computador (sem necessidade de instalação do programa) ou como aplicação móvel para dispositivos móveis (nestes a conta associada deverá ser sempre a do aluno).
Hangouts Meet
Já para o desenrolar das sessões assíncronas, recorremos ao uso da aplicação CLASSROOM (também disponível para aplicativos móveis). O primeiro acesso à plataforma é feito através do convite que será enviado. Nas sessões seguintes o acesso faz-se sempre com o mail e a password do email. Mais informações é consultar o vídeo em anexo.
Relembramos todos os pais e encarregados de educação bem como os nossos alunos que, apesar da distância física, estes momentos continuam a ser momentos escolares pelo que devem ser respeitadas as regras definidas. Neste sentido deixamos algumas recomendações para o uso correto das tecnologias de informação.
https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763
https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca
Aviso a toda a comunidade educativa:
Alunos, Encarregados de Educação, Pessoal docente e não docente
Durante o presente ano letivo está a ser implementado um processo de diagnóstico do agrupamento, envolvendo toda a comunidade educativa, dando cumprimento ao estabelecido na Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro que diz respeito à autoavaliação das escolas, processo este que consideramos fundamental para podermos evoluir positivamente na qualidade das respostas educativas que oferecemos.
O modelo de autoavaliação europeu CAF Educação (Common Assessment Framework) foi o adotado por ter dado provas de eficácia no apoio à melhoria do serviço prestado nos Agrupamentos onde foi implementado. O objetivo deste projeto é determinar o estado atual do agrupamento (diagnóstico organizacional e pedagógico) e seguidamente definir o caminho que deve ser seguido (ações de melhoria) para poder ir ao encontro do clima de melhoria contínua que pretendemos. Assim, no mês de maio, vai ser solicitada a participação da comunidade educativa para responder a um questionário sobre o agrupamento.
No espírito do Projeto Educativo, tal como está inscrito nos seus objetivos, o Agrupamento de Escolas da Damaia tem como prática “valorizar o contributo de todos os membros da comunidade educativa na construção de uma escola para todos” devendo ser um espaço reflexivo, participativo e de aprendizagem constante, promotora da inovação no ensino e aprendizagem e ao nível da gestão escolar. Neste sentido, contamos o vosso contributo!
Para consultar o Planeamento Estratégico, clique aqui
A equipa de autoavaliação
O agrupamento de escolas da Damaia, agradece a todos os que tornaram possível a concretização das diversas atividades programadas para a semana de 10 a 15 de fevereiro, as quais, visaram comemorar o patrono da escola, Professor Pedro d’Orey da Cunha. Nomeadamente agradece, a colaboração dos encarregados de educação; dos alunos; dos assistentes operacionais, animadora sócio- cultural e professores.
Um agradecimento especial aos escuteiros da Damaia - Agrupamento n.º 255, projeto “ Pelotão 2030”, “PES”, “Eco Escolas” e à Decathlon, com a oferta de uma bicicleta de ginásio para a escola.
Não podendo deixar de referir, a disponibilidade do Dr. Fernando Moita, que como antigo aluno, do Professor Pedro d’Orey da Cunha, trouxe até nós facetas do nosso patrono.