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No âmbito das comemorações do patrono da escola, Professor Pedro d’Orey da Cunha, vão decorrer diversas atividades ao longo da semana de 10 a 15 de fevereiro. As iniciativas, algumas em parceria com o Projeto Pelotão 2030, incluem exposições, torneios de basquetebol, entrega de prémios de excelência, concertos, sessões de cinema, celebração do dia de S. Valentim. Irá ainda ter lugar a atividade “Até onde nos leva o amor?” como forma de sensibilização para as relações saudáveis. No dia 15, sábado, entre as 10h e as 16h, decorrerá a “3ª Caminhada pela Saúde e pelo Ambiente” que inclui a limpeza e separação do lixo do recinto escolar e a pintura de alguns espaços exteriores da escola.
Convidamos toda a comunidade a estar presente e a participar nesta iniciativa trazendo um almoço para partilhar e uma trincha para pintar.
A convite da Escola, o Dr. Daniel Sampaio, Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade da Medicina da Universidade de Lisboa, fez uma palestra no nosso auditório, no passado dia 30 de janeiro, sobre a “Adolescência”.
O Professor Doutor Daniel Sampaio solicitou a todos os participantes questões dentro da temática definida para que a sua intervenção fosse mais direcionada, o que nos permitiu refletir sobre o que são doenças mentais e perturbações de personalidade, quais os fatores de risco, que procedimentos devemos ter e, o mais importante, qual a relação e qual o tipo de comunicação que devemos estabelecer com os nossos alunos em contexto escolar.
Para comunicar com um adolescente, são necessárias ferramentas específicas, que os professores podem e devem encontrar dentro de si próprios. Uma delas é saber ouvir e ter a capacidade de não julgar. Outra é não colocar-se como exemplo e dizer "eu já passei por isto". Não desvalorizar o que o adolescente diz, nem se mostrar distraído enquanto este o faz. Sobretudo, não desperdiçar uma oportunidade de conversa com ele, seja curta ou extensa, justificando "que não se tem tempo" ou porque considera o assunto irrelevante. O conceito de "escuta ativa" (e reflexiva) é o indicado para interagir com o jovem, pois este, mais do que procurar que lhe deem soluções, quer encontrá- -las por si mesmo.
Os alunos não precisam de paternalismo, mas sim de perceber, em momentos pontuais, que estamos aqui para os ouvir. As “chamadas de atenção” dentro da sala de aula, junto dos seus colegas, são contraindicadas, sempre que necessário, é preferível, no final da aula chamar o aluno e conversar com ele um pouco. Não devemos deixar para amanhã, nem deixar cair em “saco roto”. Devemos evitar o confronto direto em sala de aula, porque o aluno que desafia pretende o conflito direto com assistência. Impor os limites e estabelecer regras é muito importante, uma vez isto interiorizado, o trabalho em contexto de sala flui com mais facilidade.
A autoridade clássica, que é mais autoritarismo que autoridade, não funciona com os jovens de hoje, estes têm a perfeita noção dos seus direitos. Portanto, é preciso criar outro tipo de autoridade, uma autoridade naturalmente baseada na relação.
No final, este encontro acabou por ser uma “lufada de ar fresco” e um redirecionar de caminhos. A todos os presentes, um sincero obrigado com esperança de que a palestra tenha sido útil nas vossas aprendizagens.
Ao Professor Doutor Daniel Sampaio, um especial agradecimento por ter estado presente na nossa Escola e votos de muito êxito no lançamento do seu próximo livro.
Recebemos no passado dia 15 de Janeiro, na nossa escola, o Professor Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Investigador do Laboratório de Comportamento Motor da FMH.
A convite da Escola, o Professor Carlos Neto, um dos principais especialistas nacionais e internacionais em desenvolvimento infantil, teve a oportunidade de, durante um período da tarde, partilhar, com os professores, o seu ponto de vista e o resultado de anos de investigação e prática aplicada.
Sob o tema “Brincar Livre e Estruturado nos Recreios Escolares – Conflitos e Gestão de Comportamentos Negativos”, abordou temáticas como: Qual a Importância que o Brincar e os Espaços de Recreio têm no Desenvolvimento da Criança; a diferença entre Indisciplina; Violência e Bullying e o Brincar enquanto forma de Prevenção de Conflitos e Gestão de Comportamentos Negativos.
Ainda em conversa informal houve oportunidade de dar a conhecer o Projeto “Ensino em Par Pedagógico em Expressão e Educação Físico-Motora, Musical e Plática no Pré-Escolar e 1º Ciclo”, do Agrupamento de Escolas da Damaia, o qual teve uma grande recetividade por parte do Professor, demonstrando desde logo a sua disponibilidade para apoiar a escola no desenvolvimento de projetos educativos, pois considera que esta se enquadra naquilo que são as boas práticas ao nível da Educação, ficando desta forma em aberto futuros contatos para colaboração e possíveis novos desafios.
A todos os Professores e Técnicos do nosso Agrupamento, que estiveram presentes, um sincero obrigado, ao Professor Carlos Neto um até breve, uma porta aberta com um volte sempre. Obrigado pela partilha da sua vasta experiencia, do seu conhecimento e da sua paixão.
O Diretor
José Pontes
Informa-se a comunidade escolar sobre o resultado final das eleições para o Parlamento dos Jovens que se realizou no dia 15 de janeiro na sala de alunos, nomeadamente: