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Informamos que continuamos a acompanhar a situação e relembramos todos para o cumprimento das recomendações da DGS, para a qual deixamos ligação para o site de acompanhamento da situação em causa.

https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx 

Mais se torna público que serão divulgadas, neste mesmo sítio, todas as informações do Agrupamento relativas a esta situação.
 
 
 
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(PREVPAP) - Aviso de Abertura

Está aberto o procedimento concursal comum, destinado ao preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho para as funções correspondentes à categoria de Técnico Superior, do Agrupamento de Escolas da Damaia, na modalidade jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Mais se torna público que serão divulgados, por aditamento de novos anexos, neste mesmo sítio, todos os documentos relativos a este concurso.

Anexos:
Ata nº 1
Anexo 1- Grelha de avaliação curricular
Anexo 2- Aviso de abertura
Anexo 3 Lista de candidatos admitidos/não admitidos.
Anexo 4 Lista de Classificação final.
Anexo 5 Lista unitária de ordenação final.

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Decorreu na semana de 2 a 6 de março a Semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais com a realização de várias atividades desde a exposição de trabalhos de Simetrias e do "PI",  Jogos de Estratégia, Concursos de cálculo mental e Laboratórios Abertos que levaram a realização de experiências científicas às escolas do 1ºCiclo e Jardins de Infância do Agrupamento, bem como na POC, para grande satisfação de todos os alunos que nelas participaram. Parabéns a todos! 
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O agrupamento de escolas da Damaia, agradece a todos os que tornaram possível a concretização das diversas atividades programadas para a semana de 10 a 15 de fevereiro, as quais, visaram comemorar o patrono da escola, Professor Pedro d’Orey da Cunha. Nomeadamente agradece, a colaboração dos encarregados de educação; dos alunos; dos assistentes operacionais, animadora sócio- cultural e professores.

Um agradecimento especial aos escuteiros da Damaia - Agrupamento n.º 255, projeto “ Pelotão 2030”, “PES”, “Eco Escolas” e à Decathlon, com a oferta de uma bicicleta de ginásio para a escola.

Não podendo deixar de referir, a disponibilidade do Dr. Fernando Moita, que como antigo aluno, do Professor Pedro d’Orey da Cunha, trouxe até nós facetas do nosso patrono.

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O Agrupamento de Escolas da Damaia está a lançar a campanha «Apadrinhe um quadro do Museu do Prado». A todos é feita a proposta de, individualmente ou em grupo, apoiarem a pintura, em particular, e a cultura, em geral.
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No dia 22 de março, o Agrupamento de Escolas da Damaia vai atravessar a ponte 25 de Abril.
A meia-maratona e a prova dos 10 Km vão demonstrar que o espírito de Agrupamento e o sentido de pertença, em sintonia com o Projeto Educativo, nos levam mais longe.

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Pelo quarto ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguirem os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
As propostas poderão ser apresentadas até 28 de Fevereiro e a melhor proposta será selecionada por votação no final de março.
Consulta toda a informação em: https://opescolas.pt/
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No âmbito das comemorações do patrono da escola, Professor Pedro d’Orey da Cunha, vão decorrer diversas atividades ao longo da semana de 10 a 15 de fevereiro. As iniciativas, algumas em parceria com o Projeto Pelotão 2030, incluem exposições, torneios de basquetebol, entrega de prémios de excelência, concertos, sessões de cinema, celebração do dia de S. Valentim. Irá ainda ter lugar a atividade “Até onde nos leva o amor?” como forma de sensibilização para as relações saudáveis. No dia 15, sábado, entre as 10h e as 16h, decorrerá a “3ª Caminhada pela Saúde e pelo Ambiente” que inclui a limpeza e separação do lixo do recinto escolar e a pintura de alguns espaços exteriores da escola.

Convidamos toda a comunidade a estar presente e a participar nesta iniciativa trazendo um almoço para partilhar e uma trincha para pintar.

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A convite da Escola, o Dr. Daniel Sampaio, Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade da Medicina da Universidade deImage result for professor doutor Daniel Sampaio" Lisboa, fez uma palestra no nosso auditório, no passado dia 30 de janeiro, sobre a “Adolescência”.

O Professor Doutor Daniel Sampaio solicitou a todos os participantes questões dentro da temática definida para que a sua intervenção fosse mais direcionada, o que nos permitiu refletir sobre o que são doenças mentais e perturbações de personalidade, quais os fatores de risco, que procedimentos devemos ter e, o mais importante, qual a relação e qual o tipo de comunicação que devemos estabelecer com os nossos alunos em contexto escolar.

Para comunicar com um adolescente, são necessárias ferramentas específicas, que os professores podem e devem encontrar dentro de si próprios. Uma delas é saber ouvir e ter a capacidade de não julgar. Outra é não colocar-se como exemplo e dizer "eu já passei por isto". Não desvalorizar o que o adolescente diz, nem se mostrar distraído enquanto este o faz. Sobretudo, não desperdiçar uma oportunidade de conversa com ele, seja curta ou extensa, justificando "que não se tem tempo" ou porque considera o assunto irrelevante. O conceito de "escuta ativa" (e reflexiva) é o indicado para interagir com o jovem, pois este, mais do que procurar que lhe deem soluções, quer encontrá- -las por si mesmo.

Os alunos não precisam de paternalismo, mas sim de perceber, em momentos pontuais, que estamos aqui para os ouvir. As “chamadas de atenção” dentro da sala de aula, junto dos seus colegas, são contraindicadas, sempre que necessário, é preferível, no final da aula chamar o aluno e conversar com ele um pouco. Não devemos deixar para amanhã, nem deixar cair em “saco roto”. Devemos evitar o confronto direto em sala de aula, porque o aluno que desafia pretende o conflito direto com assistência. Impor os limites e estabelecer regras é muito importante, uma vez isto interiorizado, o trabalho em contexto de sala flui com mais facilidade.

A autoridade clássica, que é mais autoritarismo que autoridade, não funciona com os jovens de hoje, estes têm a perfeita noção dos seus direitos. Portanto, é preciso criar outro tipo de autoridade, uma autoridade naturalmente baseada na relação.

 

No final, este encontro acabou por ser uma “lufada de ar fresco” e um redirecionar de caminhos. A todos os presentes, um sincero obrigado com esperança de que a palestra tenha sido útil nas vossas aprendizagens.

 

Ao Professor Doutor Daniel Sampaio, um especial agradecimento por ter estado presente na nossa Escola e votos de muito êxito no lançamento do seu próximo livro.

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Aviso a toda a comunidade educativa: 
Alunos, Encarregados de Educação, Pessoal docente e não docente 


Durante o presente ano letivo está a ser implementado um processo de diagnóstico do agrupamento, envolvendo toda a comunidade educativa, dando cumprimento ao estabelecido na Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro que diz respeito à autoavaliação das escolas, processo este que consideramos fundamental para podermos evoluir positivamente na qualidade das respostas educativas que oferecemos.

O modelo de autoavaliação europeu CAF Educação (Common Assessment Framework) foi o adotado por ter dado provas de eficácia no apoio à melhoria do serviço prestado nos Agrupamentos onde foi implementado. O objetivo deste projeto é determinar o estado atual do agrupamento (diagnóstico organizacional e pedagógico) e seguidamente definir o caminho que deve ser seguido (ações de melhoria) para poder ir ao encontro do clima de melhoria contínua que pretendemos. Assim, no mês de maio, vai ser solicitada a participação da comunidade educativa para responder a um questionário sobre o agrupamento.

No espírito do Projeto Educativo, tal como está inscrito nos seus objetivos, o Agrupamento de Escolas da Damaia tem como prática “valorizar o contributo de todos os membros da comunidade educativa na construção de uma escola para todos” devendo ser um espaço reflexivo, participativo e de aprendizagem constante, promotora da inovação no ensino e aprendizagem e ao nível da gestão escolar. Neste sentido,  contamos  o vosso contributo!

Para consultar o Planeamento Estratégico, clique aqui

A equipa de autoavaliação

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