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Informam-se os pais e encarregados de educação que podem aceder a partir do dia de hoje às avaliações de final do 2º semestre do 9º ano disponíveis no portal Inovar Consulta e serão afixadas as pautas pela manhã.
Tendo presente que este Portal servirá de meio privilegiado para contacto entre os Encarregados de Educação e os Diretores de Turma, disponibilizando um maior número de funcionalidades, as credenciais de acesso foram alteradas de forma a garantir maior segurança nestes procedimentos.
Relembramos que os alunos que obtiveram condições de aprovação para o final de ciclo:
- ficam automaticamente inscritos para as provas finais (português e matemática);
- realizam as provas finais (português e matemática);
- o resultado das provas não interfere na avaliação interna dos alunos.
Alunos que não obtiveram condições de aprovação para o final de ciclo:
- ficam automaticamente inscritos para as provas finais (português e matemática);
- realizam as provas escritas de português e de matemática (90 minutos + 30 de tolerância);
- realizam a prova oral de português (duração máxima de 15 minutos) na mesma data da prova escrita;
- realizam a(s) prova(s) de equivalência à frequência;
- os resultados das provas determinam a aprovação/não aprovação dos alunos;
- inscrevem-se na plataforma PIEPE (informação disponível no site do Agrupamento, no separador “Informações – Provas e exames 2021-22”) para as provas de equivalência à frequência na(s) disciplina(s) em que obtiveram nível inferior a três;
- a inscrição para as provas finais e as provas de equivalência à frequência ocorre, impreterivelmente, nos dois dias após a afixação das pautas de avaliação interna final.
Stora fazemos Kamishibai?
Esta é a pergunta que surge no início de cada ano letivo e já lá vão quatro. Habituaram-se a trabalhar com uma ferramenta diferente. Aprendem a língua portuguesa e incorporam-se as línguas maternas que lhes conferem a identidade.
Aqueles que nunca ouviram falar sobre o Kamishibai têm reações de apatia, desconfiança e não validam os relatos dos seus pares. Nunca experienciaram o trabalho de projeto, a pesquisa, o debate, a argumentação, o respeito por ideias diferentes e as novidades que partilham da sua própria língua e cultura. Iniciam a cruzada quase por arrasto de quem já sabe que aventura é esta. Depois são os mais ativos, aqueles que trazem as sugestões e que alteram a planificação inicial. Dão-se de alma e de coração, formam uma equipa, mesmo não conhecendo os restantes parceiros da escrita, da ilustração e amam cada momento. Todos os anos há um tema que nos obriga a ser criativos. Este ano “Quem são os nossos vizinhos!” levou logo no início a registarem quem são os vizinhos que coabitam no mesmo espaço. Após esse registo passou-se para a decisão da escolha das personagens. Animais e pessoas já tinham sido utilizados nos Kamishibai anteriores. Era preciso algo diferente, inesperado. Falou-se em botões e casas (dos botões) Num certo dia a música “Ponha aqui o seu pezinho” surgiu como que uma faísca e foi só o princípio…. De muitas horas dedicadas à pesquisa e a planificar e alterar sempre que surgia uma ideia que todos consideravam mais forte. Não importava de quem era. Importava sim, tudo fazerem para apresentarem um trabalho do agrado de todos, onde a amizade cresceu e o conhecimento se fez palavra escrita e falada. E foi o que aconteceu. O trabalho foi também do agrado do júri que os honrou com o 1º lugar no concurso Kamishibai Plurilingue de Portugal. E já vão três!
- Stora, para o ano voltamos a concorrer? Qual é o tema? – Começam as questões...
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CANDIDATURAS AOS APOIOS DA AÇÃO SOCIAL ESCOLAR
Informam-se os alunos interessados na apresentação de candidatura aos Apoios da Ação Social Escolar, para o ano letivo de 2022/2023, que devem fazê-lo até ao dia 31 de julho de 2022. O boletim de candidatura está disponível na secretaria da EB Prof. Pedro D’Orey da Cunha ou para download aqui.
Documentos a entregar:
⇒ Boletim de candidatura devidamente preenchido e assinado, sem RASURAS.
⇒ Declaração emitida pela Segurança Social (emitida há menos de 4 meses da data de entrega) com o posicionamento no escalão de Abono de Família ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador.
Entrega dos documentos:
⇒ Enviar para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
⇒Entrega na secretaria da EB Prof. Pedro D’Orey da Cunha
O Plano Nacional de Saúde 2021-2030 considera que planear em saúde deve ser parte de planear para o desenvolvimento sustentável. Numa saúde que se quer mais equitativa, abrangente e integrada, o PNS reconhece a complexidade dos determinantes de saúde e visa a inovação na sua abordagem, tendo em conta as necessidades das próximas gerações. Cumprimos melhor o objetivo de uma saúde sustentável para todos se esta for feita com todos. Neste sentido, anunciamos que o PNS se encontra em consulta pública. Valorizando o vosso inestimável contributo nas matérias em causa, são convidados a tomar parte ativa nessa discussão.
Site: PNS 2021-2030
Apelamos à mais ampla participação, através de https://www.consultalex.
O dia de ontem ficou marcado pelo ato de agressão da Rússia contra a Ucrânia, dando início a uma grave violação do direito internacional.
O Agrupamento de Escolas da Damaia, na sua Estratégia de Educação para a Cidadania, tem claramente definido que “a imprevisibilidade e as mudanças aceleradas do mundo atual exigem uma reconfiguração da Escola e da comunidade educativa e local, enquanto promotoras das competências dos alunos para compreender os desafios locais/globais e procurar soluções que contribuam para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.”
Perante os acontecimentos recentes levados a cabo pela Rússia sobre um país independente, a Ucrânia, compete-nos, enquanto entidade educativa, promover nos nossos alunos a consciência da importância do relacionamento social e intercultural, alertando e trabalhando a importância da democracia, da globalização e interdependência, da paz e da gestão de conflitos. Porque preconizamos que “a construção da identidade do aluno enquanto pessoa acontece, cada vez mais, no espaço da comunidade educativa e local, competindo a esta desenvolver competências de conhecimento e competências que potenciem uma participação ativa, comprometida e solidária”, o Agrupamento e a sua comunidade educativa expressa, por um lado, o seu apoio e solidariedade para com o povo ucraniano, repudiando de forma clara e inequívoca os atos levados a cabo pela Rússia e, por outro, estará atento e preparado para contribuir, com ações concretas e eficazes, na ajuda ao povo ucraniano.
Expressamos ainda, embora esperando que a paz e o direito rapidamente retornem àquele país, a disponibilidade do Agrupamento para, no âmbito dos seus projetos promotores da inclusão e do acolhimento, receber e integrar, as crianças e jovens e respetivas famílias que procurem no nosso país a segurança necessária à construção da sua felicidade.
Damaia, 25/02/2022
José Pontes de Oliveira
Diretor
Paula Pestana
Presidente do Conselho Geral