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Tendo presente todas as medidas para o ano letivo 2020/2021 presentes na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 e procurando criar todas as condições para que o ano letivo possa decorrer de forma normal e segura, o Agrupamento de Escolas da Damaia implementou uma série de medidas de segurança, entre as quais surge a necessidade de adaptação dos horários de funcionamento das escolas.

Assim para o ano letivo 2020/2021 os horários de funcionamento das escolas do Agrupamento serão:

Pré-escolar – das 9h às 15:30h

1.º ciclo – das 8:45h às 17:30h (entradas e saídas faseadas a iniciar pelo 4º ano)

2º ciclo e 3 turmas de 7º ano (B, C, D)* – das 8h às 13:15h

3º ciclo – das 13:35h às 18:50h (de forma a acomodar toda a carga letiva, as turmas de 3º ciclo terão em um ou dois dias aulas no turno da manhã/tarde que iniciam nos últimos/primeiros tempos desse turno)

* Turmas com a média de idades mais baixa, de acordo com o critério definido em Conselho Pedagógico.

Informamos que dia 17 de agosto poderão consultar a respetiva turma do seu educando acedendo ao INOVAR CONSULTA.

Nos 2.º e 3.º ciclos os alunos terão blocos de aulas de 100 minutos com um intervalo de 5 e 10 minutos em ambos os turnos.

Sendo o princípio o menor número de “cruzamentos” possível, apelamos aos pais e encarregados de educação que os alunos sejam portadores do seu lanche da manhã/tarde e só será permitida a permanência dos alunos na escola de acordo com o turno a que pertencem. Apelamos ainda que para efeitos de marcação de almoços e carregamento de cartões sejam utilizadas as plataformas digitais disponibilizadas pelo SIGE.

Os alunos do turno da tarde que pretendam almoçar na escola devem fazer a entrada na mesma às 12:25h. Para os alunos do turno da manhã, informamos que está a ser estudada a possibilidade de existência de serviço take-away. De qualquer forma poderão sempre almoçar na escola e depois irem para casa.

Para as aulas de Educação Física dos 2º e 3º ciclos, os alunos terão de ter um calçado de desporto que ficará guardado no pavilhão da escola.

Para as demais disciplinas, relembramos que todos os alunos devem ser portadores do seu material, na medida em que no ano letivo 2020/2021 não haverá empréstimos ocasionais de material (calculadoras, material de desenho/pintura, entre outros).

Os alunos que usufruirão do Apoio Tutorial Específico (alunos com 2 ou mais retenções e alunos retidos no ano letivo 2019/2020) irão frequentá-lo em regime de contra turno. Relativamente à Orquestra Geração, os horários também serão elaborados tendo em conta os horários das turmas, assim como o Desporto Escolar. Todos os demais projetos e clubes ficam suspensos até informação contrária.

Informa-se que na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, em caso de ausência do docente titular, os alunos não poderão permanecer nos estabelecimentos, uma vez que não se encontra assegurado o seu acompanhamento por um docente. Nos 2º e 3º ciclos, sempre que essa ausência se verifique no último tempo do turno os alunos sairão da escola. Nos outros tempos, o Agrupamento procurará uma solução que evite que os alunos fiquem dispersos pelo pátio da escola.

Informamos ainda que as plataformas digitais usadas ao longo deste final de ano letivo continuarão a ser usadas no próximo ano letivo, em moldes a definir posteriormente.

Mais informamos que de acordo com o projeto municipal de semestralização do calendário escolar, o mesmo foi aceite pelo ministério e será implementado em todas as escolas do município. Sobre este assunto daremos mais informações brevemente.

O Agrupamento de Escolas da Damaia tem clara noção dos eventuais inconvenientes e constrangimentos causados pelos horários a implementar, no entanto, também sabemos que toda a comunidade escolar entende a importância da aplicação destas medidas, tendo sempre como pano de fundo conseguirmos garantir a presencialidade das atividades letivas sem colocar em causa a saúde de ninguém.

                               
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O ano letivo findou, é tempo de reviver o que de melhor se fez no Agrupamento, mas mais importante agraciar, revitalizar as memórias e torná-las perenes nos corações infantis e pueris dos alunos, para que estes relembrem com carinho as atividades, os ensinamentos e, sobretudo, as emoções que viveram neste pequeno GRANDE Agrupamento.

Assim, urge agradecer a colaboração do pessoal docente e não docente, Encarregados de Educação, alunos, todas as valências, equipas de projetos e membros da Direção, que generosamente fizeram parte deste Projeto Gabinete de Informação e Divulgação de Boas Práticas, através da divulgação, partilha e replicação de atividades. 

Pese embora as vicissitudes intrínsecas aos dislates dos nossos queridos alunos, assim como os contornos inusitados inerentes a uma epidemia fortuita (a qual veio mudar o paradigma da atual “escola”), os professores contornaram obstáculos, “meteram mãos à obra” e, de forma exímia, primaram pela excelência ao encontro da visão colaborativa e valores inclusivos do Agrupamento. Através do trabalho cooperativo, ensinaram os valores da ajuda mútua e da resiliência aos seus aprendizes e famílias, aditando e/ou reformulando atividades às inicialmente previstas, adequando-as às necessidades das nossas crianças/jovens e, mais tarde, à especificidade da conjuntura epidémica. 

Como é do conhecimento de todos, o projeto tem um blogue e newsletters mensais que podem ser consultados diretamente através da página da Escola. Lá, encontram o contributo dos alunos do Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. A equipa regozija-se ao poder comunicar que as atividades atravessaram os vários Ciclos, fazendo a articulação entre as escolas que compõem o Agrupamento, as quais em uníssono, corresponderam ao desiderato de um Agrupamento unificado, apesar de separado pela distância física.

Antes de findar este texto, que já vai extenso (agora não é tempo de vos maçar, mas sim de retemperar sinergias para o próximo ano letivo), nunca é demais parabenizar, uma vez mais, todos aqueles que contribuíram para o sentido de pertença do Agrupamento, através da partilha de atividades, provando à comunidade que tudo é possível, desde que haja empenho, labor e muita criatividade. Já Fernando Pessoa proclamava “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”

Para o ano, a equipa conta com a vossa participação e contínua sabedoria, sempre com o anseio de fazer mais e melhor!


OBRIGADA!

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Os alunos do 9º ano que já entregaram os manuais poderão, mediante marcação prévia, realizar o seu levantamento a partir de dia 13 de julho.
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Eis que termina mais um ano letivo! E este certamente será um ano que ficará na memória de todos.

Quero neste momento agradecer a todos os membros desta comunidade educativa pelo excelente trabalho e dedicação que colocaram no desenrolar das mais variadas tarefas.

Agradeço aos nossos alunos e respetivos pais e encarregados de educação pela forma como aderiram e participaram no desenvolvimento do Ensino à Distância, possibilitando que os resultados fossem bastante positivos para todos.

Agradeço a todo o pessoal docente pela sua capacidade de adaptação e pela rapidez com que procuraram novas soluções de continuarem a acompanhar os seus alunos, desenvolvendo com eles novas formas de aprofundar as aprendizagens e de os manterem unidos à escola e aos colegas. Obrigado pelo esforço de aprendizagem a que se sujeitaram para que todos usássemos a mesma ferramenta de trabalho e não cada um a sua (a que estariam mais à vontade ou seria menos trabalhosa). Obrigado ainda por também não se terem esquecido daqueles alunos que por uma ou outra razão não podiam acompanhar as sessões via internet. Um agradecimento especial às educadoras de infância: num momento tão crítico e de grande preocupação, não baixaram os braços e não viraram as costas aos seus alunos e lá estiveram, presencialmente, todos os dias de junho para os receber de braços abertos e com eles continuarem a sua caminhada.

Um agradecimento também aos nossos assistentes operacionais: todos os dias, desde março, que a sua presença nas escolas garantiu a segurança e limpeza destas, bem como possibilitaram continuarmos a dar resposta, cumprindo todas as orientações de segurança, a todos aqueles que nos procuraram. E foram muitos e não apenas do nosso Agrupamento!!! E não esquecer que também eles estiveram desde o dia 1 de junho nos jardins de infância para garantir que todas as regras definidas para o regresso à escola dos nossos alunos eram cumpridas.

Aos nossos assistentes técnicos agradecemos também a sua dedicação, garantindo que todos os procedimentos administrativos estavam assegurados. Nenhum encarregado de educação ficou por atender, nenhum professor ficou com documentos por entregar e todas as obrigações foram cumpridas. E foram meses de verdadeira ginástica orçamental para garantir o apetrechamento das escolas com todos os equipamentos de segurança.

Aos nossos técnicos superiores agradeço o acompanhamento que foi feito aos alunos e respetivas famílias no âmbito das suas competências. Com o seu trabalho foi possível sinalizar e acompanhar famílias em risco, foi possível ceder equipamentos informáticos a alunos, entre outros.

Agradeço ainda aos nossos parceiros em Projetos do Agrupamento. Seria fácil nesta altura decidir que o nosso foco seriam só e apenas as aprendizagens e deixar “cair por terra” os projetos que assumimos e estimamos. Não o fizemos porque, para nós, eles são parte integrante do nosso projeto educativo e são também contributo para o sucesso dos nossos alunos. Procuramos dar-lhes condições para continuarem os seus trabalhos com os alunos envolvidos e sabemos que o retorno é muito positivo como mostra, a título de exemplo, os dois vídeos da Orquestra Geração. Mas não esquecemos o trabalho desenvolvido pela mediadora EPIS, os nossos parceiros das AEC, os terapeutas e psicólogos que acompanham os nossos alunos, os parceiros da Componente de Apoio à Família, o pessoal afeto à UNISELF, e não esquecendo toda a articulação existente com a Câmara Municipal, em particular no que se refere ao fornecimento de almoços bem como à cedência de equipamentos informáticos.

Termino reafirmando o meu agradecimento a todos e dizendo que estamos a construir uma verdadeira escola inclusiva e aberta a todos e na qual todos contam. E por isso ouso fazer minhas as palavras do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa: “Quer saber o que faz uma boa escola? Visite-a. Fale com os alunos, veja-a como um todo. Se não quer que o seu filho se transforme numa média, aposte numa educação centrada no humanismo e na valorização de todos. Porque é isso e não uma centésima o que lhe dará asas para chegar mais longe.”

Obrigado a todos e a cada um!

 

https://www.youtube.com/watch?v=iRNc2R1YzcE

 

https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=8sDaBE-OFv8&app

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Informam-se os Encarregados de Educação de que, atendendo ao atual contexto em que houve necessidade de se implementar o ensino à distância, e de acordo com o Decreto-Lei nº 14-G/2020, na sua redação atual, foi ouvido o Conselho Pedagógico que se pronunciou maioritariamente favorável à aplicação no 3º período dos seguintes critérios de avaliação: 

Alunos presentes nas atividades síncronas

Dimensão

Descritores de Desempenho

Ponderação

 

 

 Atitudes/Comportamentos

É assíduo e pontual nas atividades síncronas.

Revela participação e comportamentos adequados em contexto de atividades síncronas.

Revela cuidado/empenho na apresentação dos trabalhos.

 

 → 50%  

Cumpre os trabalhos pedidos e os prazos definidos para a sua entrega.

 → 50% 


Alunos que NÃO podem estar presentes nas atividades síncronas

Dimensão

Descritores de Desempenho

Ponderação

 

Atitudes/Comportamentos

Revela cuidado/empenho na apresentação dos trabalhos.

 → 50%

Cumpre os trabalhos pedidos e os prazos definidos para a sua entrega.

 → 50%

                                        ⇒ Não serão tidas em conta situações não imputáveis ao aluno.


A avaliação do 1º período terá um peso de 40%, a do 2º período um peso de 40% e a do 3º período terá um peso de 20%.

O Conselho Pedagógico, maioritariamente, considerou que esta decisão é a que melhor permite colmatar eventuais desigualdades de oportunidades no acesso e manuseamento dos meios tecnológicos utilizados no decurso das sessões síncronas, bem como as evidentes dificuldades em criar situações idênticas para todos os alunos no que respeita à avaliação na dimensão capacidades/conhecimentos.

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Estamos a viver uma situação única, sem igual, consideramos importante divulgar o Projeto Educativo do Desporto Escolar e todo o trabalho produzido pelos(as) os(as) alunos(as) e pelos(as) professores(as) da nossa escola realizado ao longo do ano letivo 2019/2020.Não obstante a situação epidémica nacional que vivemos, houve muito Desporto Escolar na nossa escola, o nosso obrigado a todos os alunos que participaram neste projeto.Para teres acesso ao MAGAZINE CLDE ACO Nº 20 MAIO 2020 ANO 9, clique AQUI , assim terás acesso a todas a atividades em que a escola participou na Coordenação Local de Desporto Escolar.


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(PREVPAP) - Aviso de Abertura

Está aberto o procedimento concursal comum, destinado ao preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho para as funções correspondentes à categoria de Técnico Superior, do Agrupamento de Escolas da Damaia, na modalidade jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Mais se torna público que serão divulgados, por aditamento de novos anexos, neste mesmo sítio, todos os documentos relativos a este concurso.

Anexos:
Ata nº 1
Anexo 1- Grelha de avaliação curricular
Anexo 2- Aviso de abertura
Anexo 3 Lista de candidatos admitidos/não admitidos.
Anexo 4 Lista de Classificação final.
Anexo 5 Lista unitária de ordenação final.   
Anexo 6 Formulário: Exercício de Direito de Participação dos Interessados 
Anexo 7  Lista de Ordenação Final Homologada.

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Esperamos que se encontrem todos bem!

Segunda-feira iniciaremos as sessões síncronas (sessões em que os alunos estão em simultâneo com os professores). Relembramos que a participação nestas sessões não obriga a que os professores e os alunos estejam com a câmara ativa. Esta é uma decisão de cada um.

Deixamos aqui alguns pedidos e informações:

 

Aos Pais e Encarregados de Educação:

- A todos os que ainda não apresentaram a autorização para as sessões síncronas, pedimos que o façam. O formulário ficará disponível até ao final do dia de sábado. Relembramos que os alunos sem autorização ficarão sem acesso às sessões síncronas.   Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular.

- Que ajudem os vossos educandos a serem assíduos e pontuais a estas sessões;

- Solicitamos que não interfiram nas sessões síncronas, pois essas sessões são destinadas apenas a professores e alunos. Interferir nestas será pôr em causa o bom funcionamento da sessão. As sessões têm duração máxima de 30 min, pelo que é fundamental respeitar estes tempos. Qualquer questão que queira esclarecer com os professores deverá ser feita através dos mecanismos criados para esse fim, nomeadamente através de email para o Educador/Professor Titular/Diretor de Turma;

- O respeito por estas regras é fundamental, sendo que o incumprimento do estipulado no ponto anterior, poderá levar à suspensão da sessão e, no limite, ao impedimento do aluno continuar a frequentar as aulas;

 

Aos alunos:

- Os alunos deverão ser assíduos e pontuais;

- Os microfones dos alunos devem estar sempre desligados, exceto quando o professor pede a intervenção de um aluno ou quando surge uma dúvida;

- Durante as sessões síncronas, deverão respeitar colegas e professores;

- Cumprir as tarefas atribuídas para as sessões assíncronas;

- Relembrar que o Regulamento Interno e o Estatuto do Aluno continuam a vigorar;

Aos Professores:

- Pedimos pontualidade no início das sessões;

- Não exceder o limite máximo de tempo das sessões síncronas. O encadeamento entre as diferentes disciplinas e grupos da turma, estará comprometido se não se cumprir esta premissa;

- Pede-se que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos/aprendizagens trabalhados e, quando um dos alunos não conseguir aceder às sessões síncronas, assegurar que o aluno acederá por outra via aos referidos conteúdos.

Horário do Pré-Escolar e 1º Ciclo
Horários do 2º Ciclo (5º e 6º)   (Alterações de 30/04/2020)
Horários do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º)  (Alterações de 30/04/2020)
Hangouts Meet



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INFORMAÇÃO 3º PERÍODO – EMAIL E CLASSROOM

Na sequência das informações anteriores, vimos informar de forma mais detalhada alguns assuntos que irão permitir os nossos alunos poderem desenvolver de forma segura o acesso ao Ensino à Distância (E@D).

Assim e antes de mais solicitamos a todos os pais e encarregados de educação que preencham o formulário no qual autorizam ou não a participação dos seus educandos nas sessões síncronas com vídeo e som. Informamos que nestas sessões cabe a cada interveniente decidir se mantém a câmara ligada ou desligada. O formulário estará disponível até ao dia 24/04/2020.

                                                               AUTORIZAÇÃO SESSÕES SÍNCRONAS
   Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular 

Como informado anteriormente, o Agrupamento, no âmbito da implementação do E@D, criou dentro do seu domínio (@aedamaia.pt) um endereço de email que permitirá que cada aluno possa aceder às sessões síncronas bem como à Classroom (sala virtual na qual os docentes e alunos partilham documentos, fichas, explicações, etc). O serviço de email funciona com recurso aos serviços da Google, pelo que aceder a este email é como aceder ao GMAIL, sendo a única diferença a necessidade de colocar sempre todo o endereço de email (ex: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. substituir os 0,zeros, pelo número de processo do aluno). Como palavra passe devem inserir o nº de identificação do aluno (Cartão do Cidadão, Autorização de Residência, Passaporte) no qual todas as letras são maiúsculas. No primeiro acesso terão obrigatoriamente de alterar a password.

 

Neste sentido, no dia 20 de abril existirá a primeira sessão síncrona entre os alunos e o respetivo educador/titular de turma/diretor de turma. A sessão acontecerá às 10h, sendo que é neste endereço de email que receberão o convite para a mesma. É usada para o efeito a aplicação HANGOUTS MEET (GOOGLE REUNIÃO), cujas instruções de uso estão no documento com o nome da aplicação. Esta aplicação funciona em qualquer janela do computador (sem necessidade de instalação do programa) ou como aplicação móvel para dispositivos móveis (nestes a conta associada deverá ser sempre a do aluno).

Hangouts Meet

Já para o desenrolar das sessões assíncronas, recorremos ao uso da aplicação CLASSROOM (também disponível para aplicativos móveis). O primeiro acesso à plataforma é feito através do convite que será enviado. Nas sessões seguintes o acesso faz-se sempre com o mail e a password do email. Mais informações é consultar o vídeo em anexo.

 

 

 

Relembramos todos os pais e encarregados de educação bem como os nossos alunos que, apesar da distância física, estes momentos continuam a ser momentos escolares pelo que devem ser respeitadas as regras definidas. Neste sentido deixamos algumas recomendações para o uso correto das tecnologias de informação.

https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763

https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca


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