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O Agrupamento de Escolas da Damaia elaborou um plano de contingência, a partir das orientações emanadas pela Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, de modo a permitir enfrentar, de modo adequado, as possíveis consequências de uma pandemia de Covid-19.


Plano de Contingência
Código de conduta
Reorganização do Espaço Escolar , Higienização e Sinalética Do Agrupamento
                      EB1/ JI ÁGUAS LIVRES
                      EB1  Padre Himalaia
                      EB 2,3 Professor Pedro D'Orey da Cunha
                      JI dA COVA DA MOURA
                      JI da Damaia
Recomendações aos Jovens

Novo Coronavírus, apresentação para a comunidade escolar.

 

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Na sequência da informação fornecida pelos Diretores de Turma e na impossibilidade de guardar convenientemente os ténis de todos os alunos da POC no pavilhão gimnodesportivo, informo:
1-Para a realização das aulas de Ed. Física, os alunos devem trazer, de casa, num saco, um par de ténis dentro da mochila e, igualmente, uma bolsa ou saco para guardarem a máscara no decurso da aula.
2- Em face da atual situação, é de todo conveniente que os encarregados de educação e os alunos se certifiquem que o material se encontra devidamente desinfetado. 
O Diretor
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Neste início de ano letivo e face à situação provocada pela pandemia COVID-19 estabeleceram-se um conjunto de medidas de prevenção e minimização do risco de transmissão da doença que possam garantir a segurança da Comunidade Educativa. Deste modo apresentam-se os cronogramas para as apresentações a serem realizadas nas escolas do Agrupamento.

Jardim de Infância da Damaia
EB1 Padre Himalaia
EB1/JI Águas Livres
JI Cova da Moura
Pedro D'Orey da Cunha 2º Cilco   3º Ciclo

Os Horários da turmas serão publicados na pagina da escola durante o dia de terça feira (15 de setembro).

Com o desejo de um Bom Ano Letivo apelamos à compreensão e à colaboração de todos (as) para que o mesmo possa decorrer com a desejada normalidade.

 

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Após aprovação, pelo Conselho Geral, do “Regulamento de Cedências de Instalações do Agrupamento de Escolas da Damaia” encontramo-nos em condições de proceder ao aluguer das mesmas.

Qualquer entidade ou grupo informal poderá proceder ao aluguer das instalações através dos contactos abaixo indicados.

Contactos para aluguer de instalações:

Pavilhão José Torres: Indisponível

EB 2,3 Pedro D´Orey da Cunha: Sr. Cristiano, nº telemóvel:967853938 / E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Todos os contactos devem ser efetuados através das pessoas supracitadas.

INFORMAÇÃO

 Informamos que se encontra suspenso o aluguer do campo de jogos sintético da EB 2,3 Pedro d’Orey da Cunha, mantendo-se o aluguer dos Pavilhões Gimnodesportivos José Torres e da Escola EB 2,3 Prof. Pedro d’Orey da Cunha.

Os utilizadores dos Pavilhões deverão contactar os respetivos funcionários, utilizando a Ficha de Aluguer constante no Regulamento em vigor.

 

Damaia, 1 de setembro de 2020

O Diretor,

José Pontes de Oliveira

REGULAMENTO
FICHA DE ALUGUER

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Tendo presente todas as medidas para o ano letivo 2020/2021 presentes na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 e procurando criar todas as condições para que o ano letivo possa decorrer de forma normal e segura, o Agrupamento de Escolas da Damaia implementou uma série de medidas de segurança, entre as quais surge a necessidade de adaptação dos horários de funcionamento das escolas.

Assim para o ano letivo 2020/2021 os horários de funcionamento das escolas do Agrupamento serão:

Pré-escolar – das 9h às 15:30h

1.º ciclo – das 8:45h às 17:30h (entradas e saídas faseadas a iniciar pelo 4º ano)

2º ciclo e 3 turmas de 7º ano (B, C, D)* – das 8h às 13:15h

3º ciclo – das 13:35h às 18:50h (de forma a acomodar toda a carga letiva, as turmas de 3º ciclo terão em um ou dois dias aulas no turno da manhã/tarde que iniciam nos últimos/primeiros tempos desse turno)

* Turmas com a média de idades mais baixa, de acordo com o critério definido em Conselho Pedagógico.

Informamos que dia 17 de agosto poderão consultar a respetiva turma do seu educando acedendo ao INOVAR CONSULTA.

Nos 2.º e 3.º ciclos os alunos terão blocos de aulas de 100 minutos com um intervalo de 5 e 10 minutos em ambos os turnos.

Sendo o princípio o menor número de “cruzamentos” possível, apelamos aos pais e encarregados de educação que os alunos sejam portadores do seu lanche da manhã/tarde e só será permitida a permanência dos alunos na escola de acordo com o turno a que pertencem. Apelamos ainda que para efeitos de marcação de almoços e carregamento de cartões sejam utilizadas as plataformas digitais disponibilizadas pelo SIGE.

Os alunos do turno da tarde que pretendam almoçar na escola devem fazer a entrada na mesma às 12:25h. Para os alunos do turno da manhã, informamos que está a ser estudada a possibilidade de existência de serviço take-away. De qualquer forma poderão sempre almoçar na escola e depois irem para casa.

Para as aulas de Educação Física dos 2º e 3º ciclos, os alunos terão de ter um calçado de desporto que ficará guardado no pavilhão da escola.

Para as demais disciplinas, relembramos que todos os alunos devem ser portadores do seu material, na medida em que no ano letivo 2020/2021 não haverá empréstimos ocasionais de material (calculadoras, material de desenho/pintura, entre outros).

Os alunos que usufruirão do Apoio Tutorial Específico (alunos com 2 ou mais retenções e alunos retidos no ano letivo 2019/2020) irão frequentá-lo em regime de contra turno. Relativamente à Orquestra Geração, os horários também serão elaborados tendo em conta os horários das turmas, assim como o Desporto Escolar. Todos os demais projetos e clubes ficam suspensos até informação contrária.

Informa-se que na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, em caso de ausência do docente titular, os alunos não poderão permanecer nos estabelecimentos, uma vez que não se encontra assegurado o seu acompanhamento por um docente. Nos 2º e 3º ciclos, sempre que essa ausência se verifique no último tempo do turno os alunos sairão da escola. Nos outros tempos, o Agrupamento procurará uma solução que evite que os alunos fiquem dispersos pelo pátio da escola.

Informamos ainda que as plataformas digitais usadas ao longo deste final de ano letivo continuarão a ser usadas no próximo ano letivo, em moldes a definir posteriormente.

Mais informamos que de acordo com o projeto municipal de semestralização do calendário escolar, o mesmo foi aceite pelo ministério e será implementado em todas as escolas do município. Sobre este assunto daremos mais informações brevemente.

O Agrupamento de Escolas da Damaia tem clara noção dos eventuais inconvenientes e constrangimentos causados pelos horários a implementar, no entanto, também sabemos que toda a comunidade escolar entende a importância da aplicação destas medidas, tendo sempre como pano de fundo conseguirmos garantir a presencialidade das atividades letivas sem colocar em causa a saúde de ninguém.

                               
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O ano letivo findou, é tempo de reviver o que de melhor se fez no Agrupamento, mas mais importante agraciar, revitalizar as memórias e torná-las perenes nos corações infantis e pueris dos alunos, para que estes relembrem com carinho as atividades, os ensinamentos e, sobretudo, as emoções que viveram neste pequeno GRANDE Agrupamento.

Assim, urge agradecer a colaboração do pessoal docente e não docente, Encarregados de Educação, alunos, todas as valências, equipas de projetos e membros da Direção, que generosamente fizeram parte deste Projeto Gabinete de Informação e Divulgação de Boas Práticas, através da divulgação, partilha e replicação de atividades. 

Pese embora as vicissitudes intrínsecas aos dislates dos nossos queridos alunos, assim como os contornos inusitados inerentes a uma epidemia fortuita (a qual veio mudar o paradigma da atual “escola”), os professores contornaram obstáculos, “meteram mãos à obra” e, de forma exímia, primaram pela excelência ao encontro da visão colaborativa e valores inclusivos do Agrupamento. Através do trabalho cooperativo, ensinaram os valores da ajuda mútua e da resiliência aos seus aprendizes e famílias, aditando e/ou reformulando atividades às inicialmente previstas, adequando-as às necessidades das nossas crianças/jovens e, mais tarde, à especificidade da conjuntura epidémica. 

Como é do conhecimento de todos, o projeto tem um blogue e newsletters mensais que podem ser consultados diretamente através da página da Escola. Lá, encontram o contributo dos alunos do Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. A equipa regozija-se ao poder comunicar que as atividades atravessaram os vários Ciclos, fazendo a articulação entre as escolas que compõem o Agrupamento, as quais em uníssono, corresponderam ao desiderato de um Agrupamento unificado, apesar de separado pela distância física.

Antes de findar este texto, que já vai extenso (agora não é tempo de vos maçar, mas sim de retemperar sinergias para o próximo ano letivo), nunca é demais parabenizar, uma vez mais, todos aqueles que contribuíram para o sentido de pertença do Agrupamento, através da partilha de atividades, provando à comunidade que tudo é possível, desde que haja empenho, labor e muita criatividade. Já Fernando Pessoa proclamava “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”

Para o ano, a equipa conta com a vossa participação e contínua sabedoria, sempre com o anseio de fazer mais e melhor!


OBRIGADA!

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Os alunos do 9º ano que já entregaram os manuais poderão, mediante marcação prévia, realizar o seu levantamento a partir de dia 13 de julho.
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Eis que termina mais um ano letivo! E este certamente será um ano que ficará na memória de todos.

Quero neste momento agradecer a todos os membros desta comunidade educativa pelo excelente trabalho e dedicação que colocaram no desenrolar das mais variadas tarefas.

Agradeço aos nossos alunos e respetivos pais e encarregados de educação pela forma como aderiram e participaram no desenvolvimento do Ensino à Distância, possibilitando que os resultados fossem bastante positivos para todos.

Agradeço a todo o pessoal docente pela sua capacidade de adaptação e pela rapidez com que procuraram novas soluções de continuarem a acompanhar os seus alunos, desenvolvendo com eles novas formas de aprofundar as aprendizagens e de os manterem unidos à escola e aos colegas. Obrigado pelo esforço de aprendizagem a que se sujeitaram para que todos usássemos a mesma ferramenta de trabalho e não cada um a sua (a que estariam mais à vontade ou seria menos trabalhosa). Obrigado ainda por também não se terem esquecido daqueles alunos que por uma ou outra razão não podiam acompanhar as sessões via internet. Um agradecimento especial às educadoras de infância: num momento tão crítico e de grande preocupação, não baixaram os braços e não viraram as costas aos seus alunos e lá estiveram, presencialmente, todos os dias de junho para os receber de braços abertos e com eles continuarem a sua caminhada.

Um agradecimento também aos nossos assistentes operacionais: todos os dias, desde março, que a sua presença nas escolas garantiu a segurança e limpeza destas, bem como possibilitaram continuarmos a dar resposta, cumprindo todas as orientações de segurança, a todos aqueles que nos procuraram. E foram muitos e não apenas do nosso Agrupamento!!! E não esquecer que também eles estiveram desde o dia 1 de junho nos jardins de infância para garantir que todas as regras definidas para o regresso à escola dos nossos alunos eram cumpridas.

Aos nossos assistentes técnicos agradecemos também a sua dedicação, garantindo que todos os procedimentos administrativos estavam assegurados. Nenhum encarregado de educação ficou por atender, nenhum professor ficou com documentos por entregar e todas as obrigações foram cumpridas. E foram meses de verdadeira ginástica orçamental para garantir o apetrechamento das escolas com todos os equipamentos de segurança.

Aos nossos técnicos superiores agradeço o acompanhamento que foi feito aos alunos e respetivas famílias no âmbito das suas competências. Com o seu trabalho foi possível sinalizar e acompanhar famílias em risco, foi possível ceder equipamentos informáticos a alunos, entre outros.

Agradeço ainda aos nossos parceiros em Projetos do Agrupamento. Seria fácil nesta altura decidir que o nosso foco seriam só e apenas as aprendizagens e deixar “cair por terra” os projetos que assumimos e estimamos. Não o fizemos porque, para nós, eles são parte integrante do nosso projeto educativo e são também contributo para o sucesso dos nossos alunos. Procuramos dar-lhes condições para continuarem os seus trabalhos com os alunos envolvidos e sabemos que o retorno é muito positivo como mostra, a título de exemplo, os dois vídeos da Orquestra Geração. Mas não esquecemos o trabalho desenvolvido pela mediadora EPIS, os nossos parceiros das AEC, os terapeutas e psicólogos que acompanham os nossos alunos, os parceiros da Componente de Apoio à Família, o pessoal afeto à UNISELF, e não esquecendo toda a articulação existente com a Câmara Municipal, em particular no que se refere ao fornecimento de almoços bem como à cedência de equipamentos informáticos.

Termino reafirmando o meu agradecimento a todos e dizendo que estamos a construir uma verdadeira escola inclusiva e aberta a todos e na qual todos contam. E por isso ouso fazer minhas as palavras do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa: “Quer saber o que faz uma boa escola? Visite-a. Fale com os alunos, veja-a como um todo. Se não quer que o seu filho se transforme numa média, aposte numa educação centrada no humanismo e na valorização de todos. Porque é isso e não uma centésima o que lhe dará asas para chegar mais longe.”

Obrigado a todos e a cada um!

 

https://www.youtube.com/watch?v=iRNc2R1YzcE

 

https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=8sDaBE-OFv8&app

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Informam-se os Encarregados de Educação de que, atendendo ao atual contexto em que houve necessidade de se implementar o ensino à distância, e de acordo com o Decreto-Lei nº 14-G/2020, na sua redação atual, foi ouvido o Conselho Pedagógico que se pronunciou maioritariamente favorável à aplicação no 3º período dos seguintes critérios de avaliação: 

Alunos presentes nas atividades síncronas

Dimensão

Descritores de Desempenho

Ponderação

 

 

 Atitudes/Comportamentos

É assíduo e pontual nas atividades síncronas.

Revela participação e comportamentos adequados em contexto de atividades síncronas.

Revela cuidado/empenho na apresentação dos trabalhos.

 

 → 50%  

Cumpre os trabalhos pedidos e os prazos definidos para a sua entrega.

 → 50% 


Alunos que NÃO podem estar presentes nas atividades síncronas

Dimensão

Descritores de Desempenho

Ponderação

 

Atitudes/Comportamentos

Revela cuidado/empenho na apresentação dos trabalhos.

 → 50%

Cumpre os trabalhos pedidos e os prazos definidos para a sua entrega.

 → 50%

                                        ⇒ Não serão tidas em conta situações não imputáveis ao aluno.


A avaliação do 1º período terá um peso de 40%, a do 2º período um peso de 40% e a do 3º período terá um peso de 20%.

O Conselho Pedagógico, maioritariamente, considerou que esta decisão é a que melhor permite colmatar eventuais desigualdades de oportunidades no acesso e manuseamento dos meios tecnológicos utilizados no decurso das sessões síncronas, bem como as evidentes dificuldades em criar situações idênticas para todos os alunos no que respeita à avaliação na dimensão capacidades/conhecimentos.

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