Parlamento dos Jovens
http://www.jovens.parlamento.pt/
O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e fora da Europa.
Esta inciativa pretende que as crianças e jovens tenham uma voz ativa e interventiva na tomada de decisões sobre temas atuais na nossa sociedade, este ano letivo o tema é: “Violência doméstica e no namoro”.
Fases do programa
1ª fase (na escola)
- Reflexão e debate do tema proposto;
- Processo eleitoral, em que se inclui a formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha e a eleição dos deputados à Sessão Escolar;
- Realização da Sessão Escolar, onde se aprova o Projeto de Recomendação da Escola e se elegem os respetivos representantes à Sessão a nível distrital de Lisboa.
2ª fase (distrital de Lisboa)
- Realização de Sessão Distrital de Lisboa, onde se reúnem os deputados que vão representar a nossa escola, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, e eleição dos deputados que irão representar na Sessão Nacional da Assembleia da República.
3ª fase (Assembleia da República)
- Realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprovará, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema a debate.