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Eis que termina mais um ano letivo! E este certamente será um ano que ficará na memória de todos.

Quero neste momento agradecer a todos os membros desta comunidade educativa pelo excelente trabalho e dedicação que colocaram no desenrolar das mais variadas tarefas.

Agradeço aos nossos alunos e respetivos pais e encarregados de educação pela forma como aderiram e participaram no desenvolvimento do Ensino à Distância, possibilitando que os resultados fossem bastante positivos para todos.

Agradeço a todo o pessoal docente pela sua capacidade de adaptação e pela rapidez com que procuraram novas soluções de continuarem a acompanhar os seus alunos, desenvolvendo com eles novas formas de aprofundar as aprendizagens e de os manterem unidos à escola e aos colegas. Obrigado pelo esforço de aprendizagem a que se sujeitaram para que todos usássemos a mesma ferramenta de trabalho e não cada um a sua (a que estariam mais à vontade ou seria menos trabalhosa). Obrigado ainda por também não se terem esquecido daqueles alunos que por uma ou outra razão não podiam acompanhar as sessões via internet. Um agradecimento especial às educadoras de infância: num momento tão crítico e de grande preocupação, não baixaram os braços e não viraram as costas aos seus alunos e lá estiveram, presencialmente, todos os dias de junho para os receber de braços abertos e com eles continuarem a sua caminhada.

Um agradecimento também aos nossos assistentes operacionais: todos os dias, desde março, que a sua presença nas escolas garantiu a segurança e limpeza destas, bem como possibilitaram continuarmos a dar resposta, cumprindo todas as orientações de segurança, a todos aqueles que nos procuraram. E foram muitos e não apenas do nosso Agrupamento!!! E não esquecer que também eles estiveram desde o dia 1 de junho nos jardins de infância para garantir que todas as regras definidas para o regresso à escola dos nossos alunos eram cumpridas.

Aos nossos assistentes técnicos agradecemos também a sua dedicação, garantindo que todos os procedimentos administrativos estavam assegurados. Nenhum encarregado de educação ficou por atender, nenhum professor ficou com documentos por entregar e todas as obrigações foram cumpridas. E foram meses de verdadeira ginástica orçamental para garantir o apetrechamento das escolas com todos os equipamentos de segurança.

Aos nossos técnicos superiores agradeço o acompanhamento que foi feito aos alunos e respetivas famílias no âmbito das suas competências. Com o seu trabalho foi possível sinalizar e acompanhar famílias em risco, foi possível ceder equipamentos informáticos a alunos, entre outros.

Agradeço ainda aos nossos parceiros em Projetos do Agrupamento. Seria fácil nesta altura decidir que o nosso foco seriam só e apenas as aprendizagens e deixar “cair por terra” os projetos que assumimos e estimamos. Não o fizemos porque, para nós, eles são parte integrante do nosso projeto educativo e são também contributo para o sucesso dos nossos alunos. Procuramos dar-lhes condições para continuarem os seus trabalhos com os alunos envolvidos e sabemos que o retorno é muito positivo como mostra, a título de exemplo, os dois vídeos da Orquestra Geração. Mas não esquecemos o trabalho desenvolvido pela mediadora EPIS, os nossos parceiros das AEC, os terapeutas e psicólogos que acompanham os nossos alunos, os parceiros da Componente de Apoio à Família, o pessoal afeto à UNISELF, e não esquecendo toda a articulação existente com a Câmara Municipal, em particular no que se refere ao fornecimento de almoços bem como à cedência de equipamentos informáticos.

Termino reafirmando o meu agradecimento a todos e dizendo que estamos a construir uma verdadeira escola inclusiva e aberta a todos e na qual todos contam. E por isso ouso fazer minhas as palavras do Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa: “Quer saber o que faz uma boa escola? Visite-a. Fale com os alunos, veja-a como um todo. Se não quer que o seu filho se transforme numa média, aposte numa educação centrada no humanismo e na valorização de todos. Porque é isso e não uma centésima o que lhe dará asas para chegar mais longe.”

Obrigado a todos e a cada um!

 

https://www.youtube.com/watch?v=iRNc2R1YzcE

 

https://www.youtube.com/watch?feature=youtu.be&v=8sDaBE-OFv8&app

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Tendo presente o atual momento pandémico em que o país se encontra, informamos os pais e encarregados de educação que, à semelhança do 2º período, o acesso às avaliações do 3º período será feito através do INOVAR CONSULTA.
 
As avaliações ficarão disponíveis durante:
01/07/2020 para os alunos do 1º ciclo, 6º e 9º anos;
02/07/2020 para os alunos dos 5º, 7º e 8º anos.
 
O acesso a esta plataforma é feito com os seguintes dados: Login: Nº Processo do Aluno (XXXXX) Password: Nº de Identificação do aluno (Nº do CC/Passaporte/Título de Residência). Os pais e encarregados de educação que tenham dificuldades no acesso, devem enviar e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , indicando o nome do aluno, a turma e anexar documento de identificação do aluno.
Sobre o funcionamento da plataforma deixamos pequeno vídeo demonstrativo, sendo que poderá haver funcionalidades apresentadas que não estão ativas no nosso Agrupamento.
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De acordo com as informações existentes relativamente à reutilização dos manuais escolares, informamos a comunidade escolar dos novos prazos para entrega dos manuais escolares. Informamos ainda que a não devolução dos manuais escolares ou a sua devolução em estado que impossibilite a sua reutilização implica a não atribuição de vouchers para o próximo ano letivo.

Mapa de Devolução dos manuais 9º Ano
Mapa de Devolução dos manuais 5º, 6º, 7º e 8º Ano
 
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Informam-se os Pais e Encarregados de Educação que o processo de renovação de matrículas está a decorrer até ao dia 8 de julho de 2020.

O processo de renovação de matrículas é realizado, para todos os anos de escolaridade, no Portal das Matrículas, devendo os pais aceder ao referido portal e realizar o procedimento em questão.

Atendendo ao facto que há pais e encarregados de educação que não conseguem realizar o referido procedimento, os professores titulares de turma e diretores de turma realizaram um levantamento e indicaram quais Encarregados de Educação que necessitavam de vir à escola realizar esse procedimento. Dessa recolha foi feita uma marcação por aluno que já foi comunicada aos professores titulares de turma e diretores de turma que indicarão a hora e dia marcada para a realização da matrícula.

No dia da matrícula apenas será atendido o Encarregado de Educação, que deverá entrar no recinto escolar de máscara, com a higienização das mãos efetuadas e mantendo o distanciamento social.

Deverão trazer todos os documentos necessários, a saber:

- Documento Identificação do Encarregado de Educação;

- NIF do Encarregado de Educação;

- Documento de Identificação do Aluno;

- NIF do aluno;

- Certidão comprovativa de domicílio fiscal do Encarregado de Educação (retirado do Portal das Finanças e em formato digital);

- Certidão comprovativa de composição do agregado familiar (retirado do Portal das Finanças e em formato digital);

- Foto do Aluno (em formato digital);

- Declaração da Entidade Patronal (caso a morada de seriação seja a do trabalho – documento em formato digital).

Estes documentos são pedidos de acordo com as opções realizadas no procedimento de matrícula.

O Encarregado de Educação deve ainda ter a indicação de que língua estrangeira os alunos que irão para o 7º ano irão escolher. Para além dessa 1ª opção terão de indicar uma segunda opção. Deverão ainda indicar se o aluno pretende frequentar a disciplina de Educação Moral e Religiosa (EMR).

Os encarregados de educação deverão ser rigorosos no cumprimento dos horários estabelecidos para que o processo não se atrase. Deverão também evitar chegar muito cedo de forma evitar aglomerados à entrada da escola.

Situações anómalas deverão ser colocadas ao professor titular de turma/diretor de turma por mail.

 


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(PREVPAP) - Aviso de Abertura

Está aberto o procedimento concursal comum, destinado ao preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho para as funções correspondentes à categoria de Técnico Superior, do Agrupamento de Escolas da Damaia, na modalidade jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP).

Mais se torna público que serão divulgados, por aditamento de novos anexos, neste mesmo sítio, todos os documentos relativos a este concurso.

Anexos:
Ata nº 1
Anexo 1- Grelha de avaliação curricular
Anexo 2- Aviso de abertura
Anexo 3 Lista de candidatos admitidos/não admitidos.
Anexo 4 Lista de Classificação final.
Anexo 5 Lista unitária de ordenação final.   
Anexo 6 Formulário: Exercício de Direito de Participação dos Interessados 
Anexo 7  Lista de Ordenação Final Homologada.

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Informam-se os Encarregados de Educação de que, atendendo ao atual contexto em que houve necessidade de se implementar o ensino à distância, e de acordo com o Decreto-Lei nº 14-G/2020, na sua redação atual, foi ouvido o Conselho Pedagógico que se pronunciou maioritariamente favorável à aplicação no 3º período dos seguintes critérios de avaliação: 

Alunos presentes nas atividades síncronas

Dimensão

Descritores de Desempenho

Ponderação

 

 

 Atitudes/Comportamentos

É assíduo e pontual nas atividades síncronas.

Revela participação e comportamentos adequados em contexto de atividades síncronas.

Revela cuidado/empenho na apresentação dos trabalhos.

 

 → 50%  

Cumpre os trabalhos pedidos e os prazos definidos para a sua entrega.

 → 50% 


Alunos que NÃO podem estar presentes nas atividades síncronas

Dimensão

Descritores de Desempenho

Ponderação

 

Atitudes/Comportamentos

Revela cuidado/empenho na apresentação dos trabalhos.

 → 50%

Cumpre os trabalhos pedidos e os prazos definidos para a sua entrega.

 → 50%

                                        ⇒ Não serão tidas em conta situações não imputáveis ao aluno.


A avaliação do 1º período terá um peso de 40%, a do 2º período um peso de 40% e a do 3º período terá um peso de 20%.

O Conselho Pedagógico, maioritariamente, considerou que esta decisão é a que melhor permite colmatar eventuais desigualdades de oportunidades no acesso e manuseamento dos meios tecnológicos utilizados no decurso das sessões síncronas, bem como as evidentes dificuldades em criar situações idênticas para todos os alunos no que respeita à avaliação na dimensão capacidades/conhecimentos.

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Estamos a viver uma situação única, sem igual, consideramos importante divulgar o Projeto Educativo do Desporto Escolar e todo o trabalho produzido pelos(as) os(as) alunos(as) e pelos(as) professores(as) da nossa escola realizado ao longo do ano letivo 2019/2020.Não obstante a situação epidémica nacional que vivemos, houve muito Desporto Escolar na nossa escola, o nosso obrigado a todos os alunos que participaram neste projeto.Para teres acesso ao MAGAZINE CLDE ACO Nº 20 MAIO 2020 ANO 9, clique AQUI , assim terás acesso a todas a atividades em que a escola participou na Coordenação Local de Desporto Escolar.


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As matrículas para o Ensino Pré-Escolar e 1º Ano do 1º Ciclo, para o Ano Letivo 2020/2021, reguladas pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020 e pelo Despacho Normativo nº 5/2020 (aconselhada a leitura dos referidos documentos), poderão ser efetuadas por 2 vias no período de 04 de maio a 30 de junho de 2020.

  • O pedido de matrícula deve ser efetuado preferencialmente via Internet, no portaldasmatriculas.edu.gov.pt ou com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, chave móvel digital ou credenciais do Portal das Finanças.
  • Presencialmente, por marcação prévia, via telefone, em horário de atendimento a definir, nos Serviços Administrativos da sede do Agrupamento, de 18 de maio a 30 de junho de 2020.

Documentos necessários para o ato de matrícula presencial:

  • 1 Fotografia (tipo passe);
  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Título de Residência ou Passaporte do(a) aluno(a) e do(a) Encarregado(a) de Educação;
  • Cartão de Utente do Centro de Saúde ou outro documento que o substitua;
  • Número de Identificação Fiscal do aluno(a) e do Encarregado(a) de Educação;
  • Número de Segurança Social do aluno(a) e do(a) Encarregado de Educação
  • Declaração de composição do agregado familiar, retirada do Portal das Finanças (quando não é feita eletronicamente);
  • Fatura comprovativa da morada (Recibo Água, Eletricidade ou Gás) ou Declaração da Entidade Patronal;
  • Declaração da Segurança Social (atualizada e com assinatura validada) onde indique o escalão de abono de família atribuído (só para alunos que requerem a Ação Social Escolar);

SÓ SERÃO ACEITES PROCESSOS DEVIDAMENTE COMPLETOS, SEM RASURAS OU CORRETOR (COM TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREGUES).

PARA MATRÍCULAS PRESENCIAIS, O ACESSO É FEITO DE FORMA INDIVIDUAL (UMA ÚNICA PESSOA), SENDO OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA.

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Esperamos que se encontrem todos bem!

Segunda-feira iniciaremos as sessões síncronas (sessões em que os alunos estão em simultâneo com os professores). Relembramos que a participação nestas sessões não obriga a que os professores e os alunos estejam com a câmara ativa. Esta é uma decisão de cada um.

Deixamos aqui alguns pedidos e informações:

 

Aos Pais e Encarregados de Educação:

- A todos os que ainda não apresentaram a autorização para as sessões síncronas, pedimos que o façam. O formulário ficará disponível até ao final do dia de sábado. Relembramos que os alunos sem autorização ficarão sem acesso às sessões síncronas.   Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular.

- Que ajudem os vossos educandos a serem assíduos e pontuais a estas sessões;

- Solicitamos que não interfiram nas sessões síncronas, pois essas sessões são destinadas apenas a professores e alunos. Interferir nestas será pôr em causa o bom funcionamento da sessão. As sessões têm duração máxima de 30 min, pelo que é fundamental respeitar estes tempos. Qualquer questão que queira esclarecer com os professores deverá ser feita através dos mecanismos criados para esse fim, nomeadamente através de email para o Educador/Professor Titular/Diretor de Turma;

- O respeito por estas regras é fundamental, sendo que o incumprimento do estipulado no ponto anterior, poderá levar à suspensão da sessão e, no limite, ao impedimento do aluno continuar a frequentar as aulas;

 

Aos alunos:

- Os alunos deverão ser assíduos e pontuais;

- Os microfones dos alunos devem estar sempre desligados, exceto quando o professor pede a intervenção de um aluno ou quando surge uma dúvida;

- Durante as sessões síncronas, deverão respeitar colegas e professores;

- Cumprir as tarefas atribuídas para as sessões assíncronas;

- Relembrar que o Regulamento Interno e o Estatuto do Aluno continuam a vigorar;

Aos Professores:

- Pedimos pontualidade no início das sessões;

- Não exceder o limite máximo de tempo das sessões síncronas. O encadeamento entre as diferentes disciplinas e grupos da turma, estará comprometido se não se cumprir esta premissa;

- Pede-se que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos/aprendizagens trabalhados e, quando um dos alunos não conseguir aceder às sessões síncronas, assegurar que o aluno acederá por outra via aos referidos conteúdos.

Horário do Pré-Escolar e 1º Ciclo
Horários do 2º Ciclo (5º e 6º)   (Alterações de 30/04/2020)
Horários do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º)  (Alterações de 30/04/2020)
Hangouts Meet



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INFORMAÇÃO 3º PERÍODO – EMAIL E CLASSROOM

Na sequência das informações anteriores, vimos informar de forma mais detalhada alguns assuntos que irão permitir os nossos alunos poderem desenvolver de forma segura o acesso ao Ensino à Distância (E@D).

Assim e antes de mais solicitamos a todos os pais e encarregados de educação que preencham o formulário no qual autorizam ou não a participação dos seus educandos nas sessões síncronas com vídeo e som. Informamos que nestas sessões cabe a cada interveniente decidir se mantém a câmara ligada ou desligada. O formulário estará disponível até ao dia 24/04/2020.

                                                               AUTORIZAÇÃO SESSÕES SÍNCRONAS
   Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular 

Como informado anteriormente, o Agrupamento, no âmbito da implementação do E@D, criou dentro do seu domínio (@aedamaia.pt) um endereço de email que permitirá que cada aluno possa aceder às sessões síncronas bem como à Classroom (sala virtual na qual os docentes e alunos partilham documentos, fichas, explicações, etc). O serviço de email funciona com recurso aos serviços da Google, pelo que aceder a este email é como aceder ao GMAIL, sendo a única diferença a necessidade de colocar sempre todo o endereço de email (ex: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. substituir os 0,zeros, pelo número de processo do aluno). Como palavra passe devem inserir o nº de identificação do aluno (Cartão do Cidadão, Autorização de Residência, Passaporte) no qual todas as letras são maiúsculas. No primeiro acesso terão obrigatoriamente de alterar a password.

 

Neste sentido, no dia 20 de abril existirá a primeira sessão síncrona entre os alunos e o respetivo educador/titular de turma/diretor de turma. A sessão acontecerá às 10h, sendo que é neste endereço de email que receberão o convite para a mesma. É usada para o efeito a aplicação HANGOUTS MEET (GOOGLE REUNIÃO), cujas instruções de uso estão no documento com o nome da aplicação. Esta aplicação funciona em qualquer janela do computador (sem necessidade de instalação do programa) ou como aplicação móvel para dispositivos móveis (nestes a conta associada deverá ser sempre a do aluno).

Hangouts Meet

Já para o desenrolar das sessões assíncronas, recorremos ao uso da aplicação CLASSROOM (também disponível para aplicativos móveis). O primeiro acesso à plataforma é feito através do convite que será enviado. Nas sessões seguintes o acesso faz-se sempre com o mail e a password do email. Mais informações é consultar o vídeo em anexo.

 

 

 

Relembramos todos os pais e encarregados de educação bem como os nossos alunos que, apesar da distância física, estes momentos continuam a ser momentos escolares pelo que devem ser respeitadas as regras definidas. Neste sentido deixamos algumas recomendações para o uso correto das tecnologias de informação.

https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763

https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca


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