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É dado a conhecer o calendário escolar para o concelho da Amadora de acordo com o Despacho nº 8356/2022, de 8 julho e aprovado em reunião de Diretores dos AE a 21 de julho.

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Ao abrigo do programa do XXII Governo Constitucional, e com o objetivo de alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação facultou aos alunos, a título de empréstimo, kits digitais e kits de conetividade, compostos por: Mochila, computador portátil, headset, router e cartão SIM. 

Calendarização

Data

Horário

11/07/2022

das 9h às 13h

12/07/2022

das 14h às 17h

13/07/2022

das 9h às 13h

14/07/2022

das 14h às 17h

15/07/2022

das 9h às 13h

 

Material a ser entregue:

Mochila

Computador e respetivo Carregador

Cartão de dados

A quem foi atribuído Router deve trazer o mesmo com respetivo Cabo e Carregador.

  • Os kits deverão ser entregues na escola sede do nosso agrupamento, Escola Pedro D’Orey da Cunha, na data indicada;
  • Os kits deverão vir limpos;
  • Devem trazer o auto de entrega;
  • Os computadores portáteis devem vir com a carga total da bateria, para verificação do estado dos mesmos;
  • Deverá ser o Encarregado de Educação ou o/a aluno/a quando maior de idade, a fazer a entrega dos equipamentos, pois terá de assinar documentos.
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As listas de colocação do pré-escolar e do 1ºano de escolaridade, encontram-se afixadas em todas as escolas do Agrupamento, desde ontem, dia 1 de julho, sexta-feira, às 17h00m.
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Ao longo deste ano, decorreu no nosso Agrupamento, o Projecto Erasmus+ Promoting transnational equality and students’ achievement through digital competences, que teve como objetivo sensibilizar os docentes para a importância da imagem no processo ensino aprendizagem.

Os parceiros que integram e dinamizam este Projeto são oriundos da Suécia, de Portugal e da Roménia. A delegação sueca ficou responsável pelo Projeto, estando Portugal a participar com duas professoras e a Roménia com 3 psicólogas que também são docentes de educação especial.

Apesar dos condicionalismos, devido a pandemia, o Projeto, que inclui três deslocações para intercâmbio de professores, aos três países participantes, não ficou parado. Há reuniões semanais e sessões de trabalho conjuntas feitas via videoconferência.

Houve uma primeira ação de formação para professores do Agrupamento de Escolas da Damaia, que também esteve aberta aos colegas da E.B. 2,3 Francisco de Arruda, em Lisboa, subordinada ao tema Pictures – how to use more pictures in your everyday lesson. Houve 6 participantes, que deram um bom feedback desta formação, mostrando interesse em continuar a fazer parte deste projeto.

Nos meses de Junho e Julho decorreu a segunda ação de formação que incidiu sobre o tema: Feedback aos alunos por via digital. Esta TTA (Teacher Training Activity) contou com a participação de docentes do Agrupamento de Escolas da Damaia e contribuiu para uma melhoria significativa na forma de darmos feedback aos nossos alunos e Encarregados de Educação através da plataforma Inovar Consulta.

As docentes Ana Magano e Fernanda Montenegro agradecem à Direção do Agrupamento de Escolas da Damaia a flexibilidade em adaptar horários de reuniões, e aos colegas que participaram ativamente, nas ações de formação, realizadas no Segundo semestre deste ano letivo.
digitalcompetence.net

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De 30/06/2022 a 01/07/2022
Das 9h às 13h
- ALUNOS QUE FREQUENTARAM:
 9º Ano
(e alunos de 8º ano que pretendam mudar de percurso educativo)



Dias 11, 13 e 15/07/2022
das 9h às 13h
12 e 14/07/2022
14h às 17h
- ALUNOS QUE FREQUENTARAM E APROVARAM NO:
 4º Ano e 6º Ano
(e alunos de 1º ano a 7º ano que pretendam mudar de percurso educativo

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DEVOLUÇÃO
DOS
MANUAIS ESCOLARES _ MEGA
 
PRAZO de ENTREGA
até 22 de julho

 

Todos os alunos dos 5ª, 6º, 7ª, 8º e 9º anos de escolaridade devem devolver todos os manuais à escola.

 A devolução dos referidos manuais escolares deverá ser efetuada no pavilhão D a partir de 27 de junho até 22 de julho, nos seguintes dias:

2ª,  4ª e 6ª feiras       08:00h até 14:00h

3ª e 5ª feiras             11:00h até 17:00h 

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Informam-se os pais e encarregados de educação que podem aceder a partir do dia de hoje às avaliações de final do 2º semestre do 9º ano disponíveis no portal Inovar Consulta e serão afixadas as pautas pela manhã.

Tendo presente que este Portal servirá de meio privilegiado para contacto entre os Encarregados de Educação e os Diretores de Turma, disponibilizando um maior número de funcionalidades, as credenciais de acesso foram alteradas de forma a garantir maior segurança nestes procedimentos.

Relembramos que os alunos que obtiveram condições de aprovação para o final de ciclo:

- ficam automaticamente inscritos para as provas finais (português e matemática);

- realizam as provas finais (português e matemática);

- o resultado das provas não interfere na avaliação interna dos alunos.

 

Alunos que não obtiveram condições de aprovação para o final de ciclo:

- ficam automaticamente inscritos para as provas finais (português e matemática);

- realizam as provas escritas de português e de matemática (90 minutos + 30 de tolerância);

- realizam a prova oral de português (duração máxima de 15 minutos) na mesma data da prova escrita;

-  realizam a(s) prova(s) de equivalência à frequência;

- os resultados das provas determinam a aprovação/não aprovação dos alunos;

- inscrevem-se na plataforma PIEPE (informação disponível no site do Agrupamento, no separador “Informações – Provas e exames 2021-22”) para as provas de equivalência à frequência na(s) disciplina(s) em que obtiveram nível inferior a três;

- a inscrição para as provas finais e as provas de equivalência à frequência ocorre, impreterivelmente, nos dois dias após a afixação das pautas de avaliação interna final.

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Stora fazemos Kamishibai?
Esta é a pergunta que surge no início de cada ano letivo e já lá vão quatro. Habituaram-se a trabalhar com uma ferramenta diferente. Aprendem a língua portuguesa e incorporam-se as línguas maternas que lhes conferem a identidade.
Aqueles que nunca ouviram falar sobre o Kamishibai têm reações de apatia, desconfiança e não validam os relatos dos seus pares. Nunca experienciaram o trabalho de projeto, a pesquisa, o debate, a argumentação, o respeito por ideias diferentes e as novidades que partilham da sua própria língua e cultura. Iniciam a cruzada quase por arrasto de quem já sabe que aventura é esta. Depois são os mais ativos, aqueles que trazem as sugestões e que alteram a planificação inicial. Dão-se de alma e de coração, formam uma equipa, mesmo não conhecendo os restantes parceiros da escrita, da ilustração e amam cada momento. Todos os anos há um tema que nos obriga a ser criativos. Este ano “Quem são os nossos vizinhos!” levou logo no início a registarem quem são os vizinhos que coabitam no mesmo espaço. Após esse registo passou-se para a decisão da escolha das personagens. Animais e pessoas já tinham sido utilizados nos Kamishibai anteriores. Era preciso algo diferente, inesperado. Falou-se em botões e casas (dos botões) Num certo dia a música “Ponha aqui o seu pezinho” surgiu como que uma faísca e foi só o princípio…. De muitas horas dedicadas à pesquisa e a planificar e alterar sempre que surgia uma ideia que todos consideravam mais forte. Não importava de quem era. Importava sim, tudo fazerem para apresentarem um trabalho do agrado de todos, onde a amizade cresceu e o conhecimento se fez palavra escrita e falada. E foi o que aconteceu. O trabalho foi também do agrado do júri que os honrou com o 1º lugar no concurso Kamishibai Plurilingue de Portugal. E já vão três!
Stora, para o ano voltamos a concorrer? Qual é o tema? – Começam as questões... 



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