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Para que as sessões síncronas sejam bem-sucedidas e uma mais valia para o processo de ensinoaprendizagem à distância, o(a) aluno(a) deve respeitar as seguintes regras:
▪ Ser assíduo(a), pontual e fazer-se acompanhar do material necessário para a aula;
▪ Procurar um local sossegado, sem ruídos, fatores de distração e que preserve ao máximo a privacidade familiar;
▪ Usar auscultadores (sempre que possível);
▪ Ter sempre a câmara ligada;
▪ Manter sempre o microfone desligado, ligando-o apenas se o(a) professor(a) o solicitar;
▪ Não usar o chat, a menos que queira esclarecer alguma dúvida, e aguardar a autorização do(a) professor(a) para falar;
▪ Não partilhar qualquer conteúdo que não seja pedido pelo(a) professor(a);
▪ Não usar o telemóvel, a não ser no caso de ser o dispositivo usado para assistir à aula;

Para além do dever de cumprimento das regras anteriormente descritas, informa-se que é aplicável aos alunos abrangidos pelo regime não presencial, com as necessárias adaptações, o disposto no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, bem como no Regulamento Interno do Agrupamento.

Assim:
1. No que concerne à utilização de plataformas digitais, não é permitido, em caso algum, a interação dos pais/encarregados de educação e/ou outros membros familiares com os outros alunos da turma, ou com os professores, por via da plataforma digital (Google Classroom e Google Meet). O espaço de sala de aula, mesmo que online, é um espaço reservado exclusivamente a professores e alunos. Os pais podem e devem acompanhar os seus educandos, mas sem interferir no funcionamento das sessões. Se os pais/encarregados de educação pretenderem comunicar com o(a) professor(a), devem fazê-lo por via do(a) Educador(a)/Professor(a) Titular de Turma/Diretor(a) de Turma através do e-mail institucional.
2. Considerando que, nenhum aluno pode prejudicar, direta ou indiretamente, o direito à educação dos demais e sem prejuízo dos deveres consagrados na Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro e no Regulamento Interno do Agrupamento, NÃO é permitido:
▪ captar sons ou imagens de atividades letivas à distância;
▪ gravar as sessões síncronas;
▪ divulgar a terceiros, via Internet ou através de outros meios de comunicação, o áudio, o vídeo, as fotografias, os recursos ou os dados de acesso às plataformas digitais utilizados no ato educativo;
▪ divulgar a terceiros o endereço de e-mail e password de acesso às plataformas digitais;
▪ desrespeitar a autoridade e as instruções dos(as) professores(as), perturbando o normal funcionamento das sessões.
3. O incumprimento do estipulado nos pontos 1 e 2, poderá determinar:
▪ a suspensão imediata da sessão síncrona em curso;
▪ a suspensão imediata do(a) aluno(a) da sessão síncrona em curso;
▪ o impedimento do(a) aluno(a) continuar a frequentar as sessões síncronas, por um período de tempo a determinar pelo diretor do Agrupamento;
▪ a abertura de Processo Disciplinar.

ENSINO à DISTÂNCIA (E@D)
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Esperamos que se encontrem todos bem!

Segunda-feira dia 8 de fevereiro iniciaremos as sessões síncronas (sessões em que os alunos estão em simultâneo com os professores). Como todos sabem estas sessões irão substituir as aulas presenciais, até novas indicações. Para respeita  os tempos das sessões síncronas foi necessário proceder a  adaptações nos horários dos alunos. Desta forma aqui ficam os horários para esta nova etapa.

E@D_PRÉESCOLAR
E@D_1CICLO
E@D_5º ANO

E@D_6º ANO
E@D_7º ANO
E@D_8º ANO
E@D_9º ANO

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A toda a comunidade educativa,

 

Em face da suspensão das atividades letivas hoje anunciada pelo Exmo. Sr. Primeiro Ministro, vimos pela presente informar que a partir do dia de amanhã, 22 de janeiro de 2020, sexta-feira, inclusive, se encontram suspensas todas atividades letivas em todos os estabelecimentos de educação e ensino do Agrupamento de Escolas da Damaia.

Mais se informa que será dado conhecimento à Comunidade Educativa da data em que as atividades letivas serão retomadas.

 

Agrupamento de Escolas da Damaia, 21 de janeiro de 2021

 

O Diretor

 

José Pontes de Oliveira

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No âmbito do Programa Eco-Escolas, o nosso Agrupamento obteve pelo 5ºano o título de Eco-Escola em reconhecimento do trabalho desenvolvido em benefício do Ambiente e Sustentabilidade, certificação esta que foi realizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Muito obrigado a toda a comunidade educativa envolvente e aos parceiros que nos apoiaram e continuam a apoiar na promoção da consciencialização ambiental, de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os cidadãos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais.

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Nos dias 3 e 4 de dezembro, a nossa escola participou no projeto internacional “PISA para as Escolas”, um programa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), coordenado pelo Município da Amadora em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa. Esta iniciativa pretende, após a aplicação da prova, devolver à escola todo o potencial da informação associada ao PISA, capacitando-a para desenvolver estratégias de melhoria dos resultados de aprendizagem. Durante duas horas, os nossos alunos (selecionados aleatoriamente) procuraram dar o seu melhor e responderam a uma série de questões de diferentes áreas, como Matemática, Leitura e Ciências.

Obrigada pelo vosso empenho e disponibilidade!
  

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A toda a comunidade educativa,

 

Esta quadra festiva simboliza paz, união, fraternidade e, regra geral, permite a reunião familiar em torno de algo que simboliza tanto para todos - o Natal.
Nada será igual a anos anteriores, a situação atual a isso nos obriga. Chegámos ao fim desta primeira batalha, com alguns “feridos”, mas com a alegria da recuperação de todos!
Esta nossa primeira vitória só foi possível com o esforço de todos, alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e demais entidades parceiras.
O caminho é longo mas todos juntos vamos conseguir chegar ao fim com saúde. Basta continuarmos e melhorarmos o que temos vindo a fazer ao longo desta primeira etapa.
Nesta data festiva vamos continuar a celebrar o Natal com alegria sabendo que será diferente, mas celebrando a vida.
A todos, desejo-vos um Feliz Natal, com alegria, amor e muita saúde e um ano de 2021 repleto de felicidade.

 

O diretor,
José Pontes de Oliveira




                           

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Os “Presentes Solidários” são uma iniciativa anual promovida pela Fundação Fé e Cooperação, cujo lema é «Dar e Duplicar!» e cujo objetivo é oferecer “um bem concreto” a uma comunidade.
Os presentes encontram-se disponíveis online – postal de natal 
Através de:

https://www.presentessolidarios.pt/

https://www.presentessolidarios.pt/portugal2020/

Este ano, Portugal também está contemplado com a criação de um "presente solidário” que consiste num cabaz de alimentos, esperando a FEC conseguir 150 cabazes.
O presente solidário vai permitir apoiar as famílias de alunos do Agrupamento de Escolas da Damaia, em situação de fragilidade, com produtos alimentares e de higiene. As famílias vão ainda receber receitas para cozinhar, de forma saudável, os produtos que recebem.
Os interessados podem ainda adquirir o postal em nome de um amigo ou familiar, sendo o valor da oferta convertido num bem necessário a uma comunidade dos países lusófonos.

 Vamos “ALIMENTAR” esta ideia.
Até ao dia 22 de Dezembro, individualmente ou por departamento, vamos divulgar esta campanha e adquirir um “presente solidário”.

 Equipa de “batedores” do “ Projeto Pelotão 2030” 



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 Durante o presente ano letivo está a ser realizada a avaliação do Agrupamento de Escolas da Damaia, envolvendo toda a comunidade escolar (pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação).

Para que possamos melhorar o trabalho que desenvolvemos com os nossos alunos, a sua opinião é muito importante.

Para esse efeito, agradecemos a resposta a um breve questionário entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro:

- Ao pessoal docente, não docente e alunos, acedendo ao link respetivo e inserindo o código  que lhes foi distribuído;

- Aos senhores Encarregados de Educação, acedendo ao link do ano de escolaridade dos seus educandos e inserindo o código que receberam.


Nível

Endereço

Educação Pré-Escolar

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=842

1º CEB

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=843

2º e 3º CEB

https://survey.mmassociados.pt/index.php?id=844

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No último dia 18 foram adjudicadas, em reunião de câmara, trabalhos de requalificação da nossa escola. Estas têm como objetivo requalificar a escola de modo a que toda a comunidade escolar possa usufruir de melhores e mais seguras instalações.

As obras na Escola Pedro D’Orey da Cunha arrancam no próximo ano, serão realizadas durante as interrupções escolares e fins de semana. Desta forma fica assegurada o normal funcionamento da escola.  Toda a informação disponível neste momento pode ser consultada AQUI.

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