Voltar ao topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

INFORMAÇÃO 3º PERÍODO – EMAIL E CLASSROOM

Na sequência das informações anteriores, vimos informar de forma mais detalhada alguns assuntos que irão permitir os nossos alunos poderem desenvolver de forma segura o acesso ao Ensino à Distância (E@D).

Assim e antes de mais solicitamos a todos os pais e encarregados de educação que preencham o formulário no qual autorizam ou não a participação dos seus educandos nas sessões síncronas com vídeo e som. Informamos que nestas sessões cabe a cada interveniente decidir se mantém a câmara ligada ou desligada. O formulário estará disponível até ao dia 24/04/2020.

                                                               AUTORIZAÇÃO SESSÕES SÍNCRONAS
   Com o questionário encerrado os Encarregados de Educação deverão enviar pedido/autorização de participação nas aulas síncronas dos seus educandos para o DT/ Professor Titular 

Como informado anteriormente, o Agrupamento, no âmbito da implementação do E@D, criou dentro do seu domínio (@aedamaia.pt) um endereço de email que permitirá que cada aluno possa aceder às sessões síncronas bem como à Classroom (sala virtual na qual os docentes e alunos partilham documentos, fichas, explicações, etc). O serviço de email funciona com recurso aos serviços da Google, pelo que aceder a este email é como aceder ao GMAIL, sendo a única diferença a necessidade de colocar sempre todo o endereço de email (ex: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. substituir os 0,zeros, pelo número de processo do aluno). Como palavra passe devem inserir o nº de identificação do aluno (Cartão do Cidadão, Autorização de Residência, Passaporte) no qual todas as letras são maiúsculas. No primeiro acesso terão obrigatoriamente de alterar a password.

 

Neste sentido, no dia 20 de abril existirá a primeira sessão síncrona entre os alunos e o respetivo educador/titular de turma/diretor de turma. A sessão acontecerá às 10h, sendo que é neste endereço de email que receberão o convite para a mesma. É usada para o efeito a aplicação HANGOUTS MEET (GOOGLE REUNIÃO), cujas instruções de uso estão no documento com o nome da aplicação. Esta aplicação funciona em qualquer janela do computador (sem necessidade de instalação do programa) ou como aplicação móvel para dispositivos móveis (nestes a conta associada deverá ser sempre a do aluno).

Hangouts Meet

Já para o desenrolar das sessões assíncronas, recorremos ao uso da aplicação CLASSROOM (também disponível para aplicativos móveis). O primeiro acesso à plataforma é feito através do convite que será enviado. Nas sessões seguintes o acesso faz-se sempre com o mail e a password do email. Mais informações é consultar o vídeo em anexo.

 

 

 

Relembramos todos os pais e encarregados de educação bem como os nossos alunos que, apesar da distância física, estes momentos continuam a ser momentos escolares pelo que devem ser respeitadas as regras definidas. Neste sentido deixamos algumas recomendações para o uso correto das tecnologias de informação.

https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763

https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca


Deixe os seus comentários

Publicar comentário como convidado

0
Seus comentários estão sujeitos à moderação do administrador.
  • Nenhum comentário encontado
0
0
0
s2sdefault