Voltar ao topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

O Projeto

O projeto Orquestra Geração foi implementado no Agrupamento de Escolas da Damaia no ano letivo de 2011/2012.

Os objetivos inerentes a este projeto visam a inclusão social das crianças e jovens, o combate ao abandono e insucesso escolar, a promoção do trabalho de grupo, bem como a disciplina, a autoestima das crianças e das suas famílias com a aproximação ao processo educativo e por último, o acesso a uma formação musical que seria impossível para a maioria das nossas crianças e jovens que vivem em contextos de exclusão social e urbana.

 

A Orquestra integra quarenta e oito alunos do Agrupamento. O projeto comporta uma carga horária de 7 horas semanais após as atividades letivas, distribuída por aulas de formação musical, ensino instrumental individual, em pequenos grupos - naipes e de Tutti – orquestra. As apresentações da orquestra em concerto, bem como os estágios juntamente com as outras orquestras do município, proporcionam aos nossos alunos e famílias o contacto com novos contextos, o reforço da autoestima e a relação com a própria escola.

Ao longo destes dois anos de projeto, podemos comprovar a evolução dos alunos que frequentam o projeto, quer pela melhoria dos resultados escolares, quer pela forma como alunos e famílias se relacionam com a escola. Os sons que se ouvem pelos átrios enquanto aguardam as aulas, o corrupio de violinos, contrabaixos ou trombones que se veem e ouvem, a ajuda dos mais avançados aos colegas que começaram agora e toda a azáfama antes de começar o ensaio de orquestra é contagiante à escola inteira 

O empenho individual é determinante para que o trabalho da equipa resulte em mais um concerto/sucesso compartilhado pelas famílias e professores que estão presentes em todos os espetáculos.

Iniciar Sessão

 

Acesso a área restrita para documentos do docente

 

 

Inovar - Acesso para professores

 

 

Inovar Consulta

 

 

Portal SIGE

Acesso Externo

Acesso Interno

 

 

Moodle

 

 

Formação Educação Ambiental

 

 

A sua opinião conta