Voltar ao topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5

O Patrono

Manuel António Gomes (1868- 1933), nascido em Arcos de Valdevez foi um sacerdote, cientista e inventor, pioneiro do aproveitamento da energia solar e introdutor em Portugal do interesse pelas energias renováveis. Durante vários anos lecionou as disciplinas de Ciências Naturais, Física e Química, inicialmente como professor particular da família Van Zeller e posteriormente em vários colégios do centro e norte do nosso país. Obtém, em França, a patente de um protótipo de forno solar. Em 1922, regressado dos EUA, habita na Damaia, no “Palácio dos Condes da Lousã”. Deixou progressivamente a intervenção social ativa e entrou num período de recolhimento, voltando a dedicar-se à medicina natural e ao apoio aos mais desfavorecidos.

As viagens, os inventos (patenteados em França, Inglaterra e EUA), a investigação e a filantropia levaram-no à ruína pelo que vendeu o palácio e a quinta da Damaia. Foi esta ligação à Amadora, e à Damaia, que fez com que se tivesse escolhido esta figura para patrono desta escola.

A estatura desta personagem, alta, tão alta como os Himalaias, levou a que os amigos lhe atribuissem “o nome”: Padre Himalaia!

Contactos

MoradaRua Catarina Eufémia (2720-094)

TelefoneTelefone / Fax: 21 490 13 96

EmailEmail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

EB1 Padre Himalaia

Iniciar Sessão

 

Acesso a área restrita para documentos do docente

 

 

Inovar - Acesso para professores

 

 

Inovar Consulta

 

 

Portal SIGE

Acesso Externo

Acesso Interno

 

 

Moodle

 

 

Formação Educação Ambiental

 

 

A sua opinião conta